A panela foi produzida com 1,50 metro de diâmetro e iria receber uma tonelada de moqueca capixaba
Vai ficar para 2024 a tentativa de quebrar o recorde de maior panela de barro funcional do mundo. Na tarde deste sábado (16), em Vitória, a panela candidata a entrar no Guinness World Records, o Livro dos Recordes, rachou no momento em que iriam começar a preparar a moqueca.
O feito aconteceu no evento filantrópico "A Maior Panela de Barro do Mundo – Edição Vitória", no Clube Álvares Cabral, em Vitória.
A panela, que tem 1,50 metro de diâmetro e demorou um mês para ser produzida, bateria o recorde de uma outra feita também pelo artesão Flávio Fernandes Santos, membro da Associação das Paneleiras de Goiabeiras.
Com 1,42 metro de diâmetro, essa primeira panela foi feita em 2019 e está no Livro dos Recordes.
A assessoria da festa informou que, com oito centímetros a mais, o recorde só seria quebrado se a nova panela fosse funcional. E ela iria receber uma tonelada de moqueca capixaba.
No evento no Clube Álvares Cabral, seria o momento de ver o "peixe na panela", mas quando o utensílio foi colocado no fogo para começar a esquentar, ainda sem peixe dentro, rachou.
Segundo a assessoria, não há um motivo certo para a panela ter quebrado, o que pode, por exemplo, incluir razões químicas, o próprio tamanho e a temperatura.
Mas o artesão já mandou um recado: não vai desistir. Em 2024, ele volta a tentar quebrar o próprio recorde.
O evento providenciou uma panela de ferro gigante, e garantiu moqueca para todos os participantes da festa.