Geral Criminosos virtuais

Sua Smart TV pode estar te vigiando. Veja como se proteger!

Por Regional ES

21/12/2023 às 11:28:03 - Atualizado há
Foto: Reprodução

Mesmo que pareça "assustador" a sua TV pode estar de olho em você e na sua família! Criminosos virtuais podem "entrar" na sua Smart TV, bisbilhotar seu histórico e invadir sua privacidade. Se você comprou uma Smart TV é importante saber que ela pode estar coletando dados sobre o que você assiste, incluindo vídeos de streaming, jogos de videogame e programas de TV.

A tecnologia que permite essa vigilância se chama ACR (reconhecimento automático de conteúdo) e vem embutida na maioria dos aparelhos mais modernos. As TVs com essa função capturam cerca de 7.200 imagens reproduzidas na tela por hora e as enviam para servidores, que as comparam com um banco gigantesco de conteúdo.

THOMAZINE

Essas informações são usadas para gerar anúncios direcionados, que podem ser mais caros. Por exemplo, se você assiste a muitos vídeos de culinária, é provável que comece a receber anúncios de produtos de cozinha.

Além de gerar anúncios, os dados coletados por sua Smart TV também podem ser usados para fins de segurança. Por exemplo, a TV pode usar o microfone para detectar se alguém está falando com ela e, assim, responder às suas solicitações.

As Smart TVs, como qualquer dispositivo conectado à Internet, podem apresentar vulnerabilidades de segurança se não forem configuradas e gerenciadas adequadamente. Alguns dos riscos potenciais associados a Smart TVs incluem ataques de malware, invasões de privacidade através de câmeras e microfones embutidos.

O FBI, isso mesmo que você leu, o FBI, emitiu um alerta sobre os riscos de privacidade associados às Smart TVs. A agência afirmou que, além de serem usados para gerar anúncios, os dados coletados por essas TVs também podem ser usados por hackers mal-intencionados.

Por exemplo, um hacker poderia usar o microfone da sua Smart TV para gravar suas conversas privadas ou até mesmo para controlar a TV remotamente.

Os principais riscos associados às Smart TVs incluem:

  • Espionagem: as Smart TVs geralmente são equipadas com câmeras e microfones que podem ser usados para espionar os usuários. Os hackers podem usar esses recursos para visualizar e gravar as atividades dos usuários, incluindo conversas, hábitos de navegação na Internet e até mesmo atividades privadas.
  • Invasão de rede: as Smart TVs podem ser usadas como uma porta de entrada para hackers invadirem a rede doméstica dos usuários. Os hackers podem usar as vulnerabilidades de segurança das Smart TVs para obter acesso à rede doméstica e, a partir daí, a outros dispositivos conectados à Internet, como computadores, tablets e smartphones.
  • Distribuição de malware: os hackers podem criar aplicativos maliciosos que podem ser instalados nas Smart TVs. Esses aplicativos maliciosos podem então roubar dados pessoais dos usuários, causar danos aos dispositivos.
CRICARE

Como se proteger?

Felizmente, existem algumas coisas que você pode fazer para se proteger:

  1. Desative a função ACR, pois a maioria das smart TVs vem com a função ACR ativada por padrão. Para desativá-la, consulte o manual do seu aparelho ou procure as configurações de privacidade.
  2. Desative a câmera e o microfone da sua Smart TV quando não estiver usando. Isso ajudará a impedir que hackers os usem para espioná-lo.
  3. Use um dispositivo de streaming externo: Se você não precisar das funções inteligentes da sua smart TV, você pode usar um dispositivo de streaming externo, como um Chromecast ou um Roku. Esses dispositivos não possuem câmeras ou microfones embutidos.
  4. Atualize o software da sua Smart TV sempre que possível. As atualizações de software geralmente incluem correções de segurança que podem ajudar a proteger sua Smart TV contra ataques.
  5. Configure uma senha forte para sua Smart TV. Uma senha forte ajudará a proteger sua Smart TV contra acesso não autorizado.
  6. Instale um firewall na sua rede doméstica. Um firewall pode ajudar a bloquear o acesso não autorizado à sua rede doméstica.

É importante estar ciente dos riscos de privacidade associados às Smart TVs. Ao tomar algumas medidas simples, você pode proteger sua privacidade e evitar que sua TV seja usada para fins maliciosos.

É incrível como a tecnologia pode melhorar nossas vidas, oferecendo acesso a informações confiáveis e experiências positivas. Para garantir isso, é essencial manter um equilíbrio e segurança em seu uso.

Compartilhe suas experiências conosco ou, caso precise esclarecer alguma dúvida, entre em contato. Teremos satisfação em ajudar você.

Mantenha-se conectado através do Folha Digital.

Comunicar erro
Regional ES

© 2024 Regional ES - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Regional ES