Economia Consórcio GS

Gigante espanhola vence leilão para construir estação de água de reúso no ES

O Consórcio GS Inima Tubonews venceu o leilão para a construção de estação para atender a ArcelorMittal. O valor estimado do contrato é de R$ 2,24 bilhões

Por Regional ES

18/01/2024 às 06:57:20 - Atualizado há
Foto: Reprodução/ Governo do Estado do Espírito Santo

O Consórcio GS Inima Tubonews venceu o leilão capitaneado pela Companhia Espírito-Santense de Saneamento (Cesan) na B3, em São Paulo, nesta quarta-feira (17), para a construção de uma estação de tratamento e fornecimento de água de reúso para a siderúrgica ArcelorMittal.

LEIA TAMBÉM: Lei garante a professores plano de carreira e jornada reduzida


O valor estimado do contrato é de R$ 2,24 bilhões, correspondente à soma simples das receitas durante a vigência da concessão.

THOMAZINE

O consórcio vencedor é formado pela gigante do saneamento GS Inima e pela Tubonews, com uma proposta de 25% de desconto sobre a tarifa e 13% de outorga sobre a receita líquida.

O critério do leilão combina o maior desconto sobre a tarifa com o maior valor de outorga.

A ação deve impactar bairros da zona norte da capital Vitória, além de outros seis na Serra: Hélio Ferraz, Manoel Plaza, Rosário de Fátima, Eurico Salles, Carapina I e Bairro de Fátima.



O prazo do contrato é de 30 anos e o projeto prevê a construção de uma Estação de Produção de Água de Reúso (EPAR), com capacidade para transformar 300 litros de esgoto em água de reúso para fim industrial.

Este esgoto tratado será bombeado de Camburi em Vitória, até o Polo Industrial, na Serra. No acordo do leilão, a própria ArcelorMIttal se compromete a adquirir o volume de 200 litros deste efluente.

CRICARE

O leilão ocorreu na sede da B3, em São Paulo, e contou a participação do governador Renato Casagrande.

"Essa concessão é uma inovação que estamos apresentando à sociedade brasileira. Isso faz parte da nossa política de segurança hídrica, permitindo a produção de até 300 litros de água por segundo para uso na atividade industrial. Assim, vamos deixar de utilizar a água dos nossos mananciais para este fim. É importante ainda para a Cesan, que deixará de investir na construção da unidade de tratamento de esgoto – que será feita pela empresa vencedora – e receberá uma outorga", disse Casagrande.
"A gestão ambiental com a melhoria da utilização dos recursos hídricos e o Programa de Parcerias de Investimentos (PPI). No âmbito do PPI, o governo do Estado também quer instalar uma usina de dessalinização para converter água do mar em potável no Espírito Santo. O projeto será conduzido em conjunto pela Sedes e a Cesan, tendo como objetivo oferecer fonte alternativa de abastecimento de água à Região Metropolitana da Grande Vitória e aos municípios de Anchieta e Aracruz", disse.

O presidente da Cesan, Munir Abud, afirmou que a concessão faz parte de um novo posicionamento da companhia e que já há negociações com as empresas Vale e Suzano para a utilização de água de reúso em suas operações industrias.

"A utilização do esgoto sanitário como água de reúso aumenta a disponibilidade de água do rio para a sociedade e reforça nosso compromisso com a segurança hídrica da população. Nesse sentido, também estamos em negociação com Vale e Suzano para utilização dos nossos efluentes tratados como água de reúso em suas operações industriais", afirmou.


Fonte: Folha Vitória
Comunicar erro
Regional ES

© 2024 Regional ES - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Regional ES