Segundo a chefe do nĂșcleo de Vigilância Epidemiológica da Sesa, nas duas primeiras semanas de janeiro foram notificados mais de 3 mil casos da doença no EspĂrito Santo
A Secretaria de Estado da SaĂșde (Sesa) divulgou na Ășltima terça-feira (23) um alerta em decorrĂȘncia do nĂșmero de casos notificados referentes às arboviroses, em especial à dengue no EspĂrito Santo, observados nas duas primeiras semanas epidemiológicas do ano (até o dia 13 de janeiro).
Direcionado aos profissionais da saĂșde de todo o Estado e encaminhado a todos os municĂpios, pretende reforçar as orientações assistenciais, de coleta de amostras, notificações e ações de enfrentamento.
"Fechamos a segunda semana epidemiológica com mais de trĂȘs mil casos notificados de dengue, além dos casos notificados nas demais arboviroses. O alerta é importante para que os profissionais de saĂșde fiquem atentos aos sinais e sintomas relacionados às arboviroses no dia a dia do atendimento", destacou a chefe do nĂșcleo de Vigilância Epidemiológica, Fabiana Marques.
Segundo dados da Sesa, foram notificados até a segunda semana epidemiológica (SE 02) 3.152 casos de dengue, 211 de chikungunya e 63 de Zika.
"O alerta e a intensificação das capacitações acontecem em virtude do cenĂĄrio epidemiológico, em especial da dengue. Em 2023, tivemos a circulação no EspĂrito Santo dos sorotipos DENV1 e DENV2. Entretanto, no final do ano, foi confirmada a circulação dos sorotipos DENV3 e DENV4 em outros estados brasileiros, fato que não ocorria hĂĄ 15 anos", ressalta Fabiana Marques.
LEIA TAMBÉM: Mais de 280 carteiras do idoso foram emitidas em 2023 em Nova Venécia