Ao confirmar sua pré-candidatura, Edilson explica que o momento é de trabalhar para consolidar os avanços na área da Saúde da Região Norte, uma das áreas mais desafiadoras para o Governo do Estado, e que apresentou resultados positivos durante sua gestão na Superintendência Regional e que vai abrir um diálogo de construção com as pessoas.
LEIA TAMBÉM: Vacinação contra a dengue começa em fevereiro em 20 cidades do ES; veja a lista
Edilson Monteiro (PSB) confirmou a pré-candidatura dele à disputa da prefeitura de Pinheiros no pleito que acontecerá neste ano. Atualmente exercendo o cargo de superintendente na Superintendência Regional de Saúde (SRS) da região Norte do Espírito Santo, o pré-candidato é formado em Direito pela UNIVIC e já exerceu um mandato como vereador, sendo o parlamentar mais votado nas eleições de 2012.
O pré-candidato é casado e pai de dois filhos, uma menina de 8 anos e um menino de 5. Na vida pública, Edilson já foi gestor municipal de programas sociais da prefeitura de Pinheiros; coordenador do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) de Pinheiros; diretor do Departamento Municipal de Habitação; secretário municipal de Assistência Social de Pinheiros; e vereador pelo município entre 2013 e 2016.
Aliado do governador Renato Casagrande (PSB), Edilson é considerado um dos fortes líderes e coordena as ações estratégicas para regionalização dos serviços de saúde na região Norte, como a implantação dos atendimentos oftalmológicos pelo Saúde Fácil, a ampliação no número de especialistas no Centro Regional de Especialidades (CRE) Norte, a instalação das novas sedes das Farmácias Cidadãs em Nova Venécia e São Mateus, e a Obra do Complexo de Saúde Norte, que contempla a construção do novo Hospital Roberto Silvares.
Cuidar das pessoas
A experiência adquirida no Governo do Estado, para Edilson, aponta para a necessidade de enxergar o papel da gestão pública em cuidar das pessoas. É com essa visão que o pré-candidato explicou que irá buscar parcerias que auxiliem nos avanços necessários para conquistar avanços para a população de Pinheiros.
"É preciso investimentos fortes na Educação para que possamos garantir que nossos jovens estejam preparados. A Educação é prioridade, com professores bem remunerados, com qualificação periódica, melhoria da estrutura das escolas, merenda de qualidade e a disponibilização de material escolar", citou Edilson.
LEIA TAMBÉM: Coronel Ramalho deixa a Secretaria de Segurança em fevereiro
Além da Educação, o pré-candidato também pontua a importância de oferecer atendimento humanizado em todos os setores da administração pública, mas principalmente na Saúde.
"Eu aprendi que no momento em que o cidadão procura o Sistema de Saúde, ele precisa ser recebido de forma acolhedora. Aproveitando todos os avanços que já foram alcançados, vamos investir na melhoria do atendimento dos pinheirenses", destacou.
Novo Hospital em Pinheiros
Aproveitando a experiência adquirida com a gestão na Saúde, o pré-candidato também levantou a necessidade de construção de um novo hospital municipal, com uma nova estrutura de centro cirúrgico e parceria com o Governo do Estado e abertura de uma maternidade regional.
"Temos condição de aumentar a resolutividade com a realização de cirurgias eletivas. Tudo que foi feito e investido até aqui, proporcionam a condição desse avanço. Na gestão pública ninguém faz nada sozinho", lembrou Edilson.
Parceiros de vida pública
Para Edilson, a gestão pública não é um "favor para a população", mas fruto do compromisso do gestor com os resultados, principalmente em áreas sensíveis como Educação, Saúde, Segurança Pública, oferta de infraestrutura adequada com o calçamento de ruas e estradas rurais trafegáveis.
"A parceria com o governador Renato Casagrande me faz acreditar que é possível ter ainda mais avanços em Pinheiros, ao observar o volume de obras que o município executa em parceria com o Governos do Estado. O prefeito Arnóbio é meu parceiro e é parceiro do governador. Essas relações iremos preservar. Não podemos flertar com um passado de divisão que prejudicou tanto a nossa cidade", ponderou.
LEIA TAMBÉM: Produtores capixabas apostam no plantio de soja em Pinheiros
Dentre os parceiros de caminhada na política, Edilson destacou o ex-deputado e diretor do DER, Freitas; a secretária de governo Maria Emanuela; as deputadas Janete de Sá e Raquel Lessa; o deputado estadual e um dos líderes do governo, Tyago Hoffmann.
O legado do Prefeito Arnóbio
Parceiro político, o atual prefeito de Pinheiros, Arnóbio, é reconhecido por Edilson pelos feitos durante a gestão, que serão continuados caso o pré-candidato vença a disputa do pleito.
"Me comprometo a preservar todas as conquistas do mandato do prefeito Arnóbio e buscar em cada uma delas mais avanços. Um exemplo é o transporte gratuito de estudantes do Ensino Superior e do IFES, que precisa ser preservado", disse Edilson.
LEIA TAMBÉM: TEA: empresas poderão ter equipe especializada
Governador destaca perfil resolutivo de Edilson Monteiro
Em vídeo divulgado nas redes sociais durante a abertura do serviços de Hemodiálise, o governador Renato Casagrande destacou o profissionalismo e dedicação de Edilson à frente da SRS Norte. O governador destacou que durante a gestão dele, a Superintendência aumentou em três vezes o volume de contratos para realização de consultas e exames na Região Norte.
Em comunicado de fim de ano, o governador afirmou que vai continuar trabalhando por Pinheiros e toda região e destacou mais uma vez a importância do trabalho de Edilson na região: "é um gestor extremamente preparado e comprometido com a entrega de resultados para a área de Saúde da Região Norte".
Já em relação aos projetos regionais coordenados por ele na Superintendência, Edilson afirma que não sofrerão impacto, uma vez que o trabalho desempenhado está consolidado e é tratado como uma das prioridades do Governo do Estado.
"Hoje a Regional de Saúde coordena a construção do Complexo de Saúde Norte, uma obra que visa transformar a realidade da saúde pública da região. Dentro do programa de infraestrutura da Atenção Básica, também são realizadas a construção de novas Unidades Básicas de Saúde nos municípios da região Norte, sendo duas delas em Pinheiros, nos bairros Domiciano e Vila Nova", explicou Edilson.