Política Vila Velha ES

Parque Cultural Casa do Governador recebe novas obras artísticas

Por Regional ES

29/02/2024 às 13:44:46 - Atualizado há
Foto: Hélio Filho/Secom

Foram lançadas na última quarta-feira (28), as 15 novas obras artísticas que compõem as exposições permanente e temporária instaladas no Parque Cultural Casa do Governador, em Vila Velha. Resultantes do edital de seleção de propostas artísticas lançado em 2023, os trabalhos estão divididos entre esculturas, instalações e projetos de intervenção. As criações foram produzidas por 17 artistas – do Espírito Santo, de Minas Gerais, de São Paulo e do Paraná.

LEIA TAMBÉM: Espírito Santo é o Estado com melhor índice de poupança do País

THOMAZINE

A apresentação ao público aconteceu durante cerimônia com a presença do governador do Espírito Santo, Renato Casagrande; da primeira-dama do Estado, Maria Virgínia Casagrande; do vice-governador e secretário de Estado de Desenvolvimento, Ricardo Ferraço; e do secretário de Estado da Cultura, Fabricio Noronha. O investimento foi de R$ 1,8 milhão em recursos do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura).

LEIA TAMBÉM: Prefeitura entrega novos equipamentos para melhor atendimento a pacientes em Jaguaré

"Estamos fazendo a seleção de uma Organização Social para gerir o Parque Cultural Casa do Governador. Mais cedo visitei as novas obras e é tão bonito ver a diversidade de visão dos artistas. Uma mesma obra passa inúmeras mensagens. É bom que os estudantes possam vir também. Aberto ao público em nossa gestão, o Parque passou a ser um local de entretenimento do capixaba, um espaço cheio de vida e que nos encanta. Além de ser um espaço com a preservação do meio ambiente e voltado para a educação", afirmou o governador.

Além de se adaptarem à área externa natural do parque, totalizando 26 obras, os projetos difundem trabalhos de artistas locais e nacionais contribuindo assim para a inovação nos campos das artes, do meio ambiente e da tecnologia.

CRICARE

"Estamos desde 2019 trabalhando para fomentar a cultura e a diversidade no Estado. E as novas instalações no Parque representam um novo ciclo. Há várias maneiras de pensar num espaço e trabalhamos para que novas representações aconteçam. Um conjunto de obras que trazem várias trajetórias de artistas novos a artistas já consagrados. O Parque é um espaço importante que tem posicionado a arte contemporânea do nosso estado reverberando para todo o Brasil", pontuou o secretário de Estado da Cultura, Fabricio Noronha.

LEIA TAMBÉM: Ministra da Saúde vem ao ES no sábado para participar do Dia D contra a dengue

A primeira-dama do Estado pontuou o resultado das novas obras. "Será muito boa essa nova etapa no Parque trazendo a população, além das atividades escolares que virão. Estamos com o parque aberto há mais de um ano com mais de 30 mil visitantes. Com estas novas obras instaladas, espero que todos curtam o local. Agradeço a presença de todos e meu muito obrigado aos artistas e a toda equipe que participa desses projetos", disse Maria Virgínia Casagrande.

Os artistas

Ao todo, 15 obras estão expostas no Parque, sendo 10 temporárias e 11 permanentes. A nova exposição reúne os seguintes artistas: Hugo Bello, Jaíne Muniz, Renato Ren, Carla Désirée, Barbara Mattos Carnielli, Paulo Vivacqua, Bruno Cabús, Renan Grisoni, Cleuber da Silva Júnior, João Wesley de Souza e Castiel Vitorino Brasileiro, todos do Espírito Santo; Anabel Antinori, Rodrigo Sassi e Siwaju, de São Paulo; Maré de Matos e Geovanni Lima, de Minas Gerais; Washington Silvera, do Paraná.


Visitação


É necessário agendar visitas ao Parque Cultural Casa do Governador, pelo telefone (27) 3636-1032, de segunda-feira a sexta-feira. As visitas são gratuitas e vão acontecer sempre às terças-feiras e quintas-feiras, das 8h às 17h, com o acompanhamento de um mediador do Governo do Estado.

LEIA TAMBÉM: "Vamos cumprir a ordem do Judiciário", diz Ricas sobre pedido de transferência de Assumção

Residência Oficial

A área onde se encontra a Residência Oficial do Governador do Espírito Santo, em Vila Velha, possui relevante valor histórico e paisagístico, estando, no entanto, desconectada do contexto urbano em função do caráter de segurança inerente à sua função original. Com área total aproximada de 93.000 m², o terreno inclui a Residência Oficial, em frente à uma pequena praia, circundada por um bosque antropizado e extensa área de preservação com Mata de Tabuleiro e vegetação rupestre.

LEIA TAMBÉM: Secretaria de Cultura e Turismo de Nova Venécia promove eleição do novo Conselho Municipal de Turismo

O projeto tem implementado uma infraestrutura funcional e fomenta um plano de visitação, no qual proporciona ao local atividades relacionadas à cultura, à arte, ao turismo e à educação, assim como ações visando a preservação dos bens e da paisagem natural e construída. Trata-se de um projeto interdisciplinar e interinstitucional, correlacionando educação patrimonial, meio ambiente, botânica, ciência e tecnologia e artes visuais. As atividades educacionais e culturais visam à maior integração da área da residência com a população.

Fonte: Governo do Estado do Espírito Santo
Comunicar erro
Regional ES

© 2024 Regional ES - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Regional ES