Agricultura Período de defeso

Andada do caranguejo-uçá: veja quando começa novo período de defeso

Ficam proibidos a captura, a manutenção em cativeiro, o transporte, o beneficiamento, a industrialização, o armazenamento e a comercialização dos caranguejos

Por Regional ES

11/03/2024 às 11:00:00 - Atualizado há
Foto: Felipe B. Fraga/Semmam

O terceiro período da andada do caranguejo-uçá, momento em que os crustáceos saem das tocas para o período reprodutivo e liberação de ovos, acontece a partir desta segunda-feira (11) e vai até sábado (16).

LEIA TAMBÉM: Governador inaugura 1ª etapa da pavimentação da Rota do Carmo em Domingos Martins

CRICARE

Durante esse período ficam proibidos a captura, a manutenção em cativeiro, o transporte, o beneficiamento, a industrialização, o armazenamento e a comercialização dos caranguejos, proveniente de qualquer origem, bem como as partes isoladas (quelas, pinças, garras ou desfiado).

A andada do caranguejo-uça é o período reprodutivo em que os crustáceos machos e fêmeas saem de suas galerias (tocas) e andam pelo manguezal para acasalamento e liberação de ovos.

LEIA TAMBÉM: ES tem dois alertas para chuvas intensas; veja as cidades

THOMAZINE
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) de Vitória promoveu ações para sensibilizar a população sobre os períodos da andada do caranguejo-uçá e também da importância da sua preservação

Está sendo realizando abordagens educativas e de sensibilização dos estudantes e das comunidades escolares junto às unidades de ensino localizadas no entorno de importantes áreas de manguezal de Vitória.

O objetivo da ação, é dialogar com estudantes e docentes sobre a importância desse período de reprodução e promover contextos interativos para a preservação do ecossistema manguezal. Mais de 1.800 abordagens, envolvendo alunos, professores e moradores, foram realizadas durante a iniciativa.


"É muito importante alertar sobre a preservação da espécie, protegendo no período de reprodução e de recomposição da fauna e, assim, garantimos o aumento do número de caranguejos-uçá e a continuidade das atividades da cata e da comercialização, que são tradicionais em Vitória e que representam renda para muitas famílias", apontou o secretário municipal de Meio Ambiente, Tarcísio Föeger.

As andadas anteriores aconteceram, de 12 a 17 de janeiro primeiro período, de 10 a 15 de fevereiro, o segundo período. Próximo período das andadas:

3º Período: de 11 a 16 de março de 2024 (Lua Nova)

4ª Período: de 9 a 14 de abril de 2024 (Lua Nova)



Fonte: Folha Vitória
Comunicar erro
Regional ES

© 2024 Regional ES - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Regional ES