Agricultura Agricultores

Plano Safra no ES: saiba como agricultores podem aproveitar recursos

Por Regional ES

06/07/2023 às 06:46:43 - Atualizado há
Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

O governo federal anunciou nesta semana o Plano Safra 2023/2024. As instituições financeiras vão repassar R$ 265,2 bilhões para médios e grandes produtores. Para a agricultura familiar, foram destinados 71,6 bilhões. Os recursos podem ser contratados a partir de julho deste ano até junho de 2024.

Quer receber nossas notícias pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias!

CRICARE

A edição atual do Plano Safra traz um incentivo significativo para os produtores que pretendem implementar ou aperfeiçoar sistemas de irrigação. Foram destinados R$ 2,7 bilhões para o Programa de Financiamento à Cultura Irrigada e ao Cultivo Protegido (Proirriga). A taxa máxima de juros para esta finalidade é de 10,5% ao ano, de acordo com o governo.

Foto: Hydra Irrigações/Divulgação
Elídio Torezani é engenheiro agrônomo

O engenheiro agrônomo Elídio Torezani, diretor da Hydra Irrigações, de Linhares, indica algumas providências que devem ser adotadas para o produtor ter acesso ao crédito, a fim de adquirir, ampliar ou reformar seu sistema de irrigação.

"A primeira é ter em mãos um bom projeto de irrigação, com o orçamento incluído", orienta.

"Conheça o histórico da empresa e, se possível, visite pelo menos um dos sistemas projetados e implementados por ela, para não correr o risco de aplicar os recursos de forma equivocada."

Clique aqui e siga o RegionalEs no instagram

THOMAZINE

Outra medida recomendada por Torezani é solicitar uma outorga de irrigante à Agência Estadual de Recursos Hídricos (AGERH). Esse requerimento é feito no site da instituição.

"Sem esses documentos, o produtor não terá direito ao credito", alerta o engenheiro.

Dois passos para obter a outorga

1 - Fazer o cadastro do usuário, inserindo uma cópia digital de um documento com foto, RG e CPF. Esse registro é feito apenas uma vez, e permite que o produtor requeira mais de uma outorga.

2 - Preencher o requerimento de outorga, informando as coordenadas do ponto de captação da água no formato Universal Transversa de Mercator (UTM) e demais dados relativos ao uso da água.

Fonte: Folha Vitória
Comunicar erro
Regional ES

© 2024 Regional ES - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Regional ES