TRABALHADOR

Pegar dengue pela segunda vez pode ser pior; entenda o motivo

Por Regional ES em 11/03/2024 às 17:02:00

Imagem de 41330 por Pixabay

Com o aumento dos casos de dengue, que é transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti, as dĂșvidas em relação à imunidade e às possĂ­veis complicações vindas da doença surgem com mais frequĂȘncia — principalmente, quando hĂĄ infecção por dengue pela segunda vez.

LEIA TAMBÉM: VÍDEO | Câmera flagra momento em que homem é morto em bar no Noroeste do ES

THOMAZINE

De acordo com o infectologista Ralcyon Teixeira, o indivĂ­duo que contraiu dengue fica imunizado de forma permanente, mas apenas para um tipo dentre as quatro variações do vĂ­rus. "Uma Ășnica pessoa pode contrair dengue por até quatro vezes e, geralmente, quando ocorre a segunda ou terceira infecção, hĂĄ risco aumentado para formas mais graves, como a dengue hemorrĂĄgica e sĂ­ndrome do choque da dengue", alerta o médico.

LEIA TAMBÉM: Incidente envolvendo voo da Latam entre AustrĂĄlia e Nova Zelândia deixa cerca de 50 feridos

Isso acontece porque, normalmente, quando ocorre uma nova infecção por um tipo diferente do vĂ­rus da dengue, os anticorpos, antes desenvolvidos, tendem a facilitar a entrada do novo tipo vĂ­rus nas células e aumentar a replicação viral. Vale ressaltar que, apesar da segunda infecção de dengue poder ser mais grave, nem sempre irĂĄ apresentar sintomas mais fortes em relação à primeira.

CRICARE

Quais os principais sintomas de dengue?

Dentre os sintomas mais comuns da dengue, destacam-se:

Dor abdominal intensa

Febre repentina

Dificuldade respiratória

Sangramento no nariz e/ou gengiva

Dor intensa nas articulações e mĂșsculos

Pressão baixa

Fadiga


Aumento da frequĂȘncia cardĂ­aca

Quando contraĂ­da pela segunda vez, a dengue pode apresentar sintomas mais severos, como dor abdominal ainda mais intensa, excesso de vômitos (com ou sem sangue), fraqueza extrema e até desmaios. Neste caso, a pessoa infectada requer atendimento médico urgente.

Como prevenir a dengue?

O melhor método para prevenir a dengue, é evitando a proliferação do mosquito responsĂĄvel pela transmissão do vĂ­rus — o Aedes aegypti. É imprescindĂ­vel se atentar a qualquer tipo de ĂĄgua parada, evitando também todo e qualquer lĂ­quido com sujeira ou acĂșmulo de lixo. O uso de repelentes, de roupas que cobrem toda a pele e de mosquiteiros podem complementar essa proteção contra a dengue, especialmente em perĂ­odos de surto.



Fonte: Conexão Safra

Comunicar erro
SIMONE

ComentĂĄrios

CIDADE FM