Saúde Espírito Santo

Saiba os sintomas da tuberculose, doença que matou jovem de 20 anos no ES

Um estudo realizado por pesquisadores da Fiocruz destaca que a vacina BCG deve ser aplicada em crianças até 5 anos para prevenir a forma grave da tuberculose

Por Regional ES

12/03/2024 às 06:26:54 - Atualizado há
Foto: Reprodução

A tuberculose é uma doença infecciosa e altamente transmissível. É causada por um tipo de micobactéria denominada Mycobacterium tuberculosis ou bacilo de Koch, embora outras espécies também levem ao problema. A doença é grave e ataca os pulmões, embora possa acometer também outros órgãos.

LEIA TAMBÉM: VÍDEO: Boi sai em disparada e avança em participantes de cavalgada no Noroeste do ES

No último domingo (10), a morte de uma jovem de 20 anos em decorrência da tuberculose gerou comoção na internet. Deboráh Borges deu entrada em um hospital da Grande Vitória no dia 29 de fevereiro, um dia após seu aniversário, durante o tratamento da doença.

THOMAZINE

Segundo o marido de Deborah, Gustavo Carneiro, 20, após 11 dias de internação ela não resistiu.

"Ela teve um problema de coração. Começou com uma tuberculose, estava tratando, mas ela começou a ficar com o corpo inchado e apresentar dores e, então, foi internada. Os médicos descobriram que o coração dela estava crescendo e isso foi gerando insuficiência em outros órgãos, ela teve até trombose", contou.
CRICARE

Quais os sintomas da tuberculose?

Já outros manifestam sintomas que são aparentemente simples e por isso, chegam a ser ignorados por meses e até mesmo anos. Porém, alguns são bastante característicos e relatados com frequência pelos pacientes. Veja:

* Tosse seca contínua, no começo da doença, seguida por secreção por mais de quatro semanas. Essa secreção pode vir a se transformar em uma tosse com sangue ou pus;

* Sudorese noturna;

* Cansaço em excesso;

* Febre baixa (de maneira geral, à tarde);

* Palidez;

* Perda de apetite;

* Rouquidão;

* Fraqueza;

Como se transmite?

Geralmente a tuberculose é transmitida de uma pessoa infectada para outra através do ar. Quando alguém com tuberculose, tosse, espirra, fala ou canta, por exemplo, pequenas gotículas contendo as bactérias podem ser liberadas no ar.

Se uma pessoa saudável respira essas gotículas, ela acabar infectada. No entanto, é importante reforçar que nem todas as pessoas expostas à bactéria desenvolvem a doença ativa; algumas podem permanecer com a infecção latente, sem apresentar sintomas.

LEIA TAMBÉM: Incidente envolvendo voo da Latam entre Austrália e Nova Zelândia deixa cerca de 50 feridos

O risco de contrair tuberculose é maior em situações de contato prolongado e próximo com uma pessoa infectada, como em ambientes fechados.

Tratamento

Para tratar a tuberculose é necessário administrar antibióticos específicos e por um período prolongado de tempo. De maneira geral, leva de 6 a 9 meses e é 100% eficaz. Porém, algumas pessoas ao perceberem uma melhora nos sintomas, acabam abandonando o tratamento antes do tempo certo.

Quando feito de maneira errada, o tratamento desencadear complicações da doença, como, por exemplo, a tuberculose resistente aos medicamentos, Por esse motivo, é necessário um acompanhamento médico.

Comer e se hidratar bem também, além de manter uma alimentação balanceada também são importantes no processo de recuperação. Em alguns casos, pode se necessária a internação e isolamento do paciente.


Prevenindo a tuberculose

A prevenção da tuberculose envolve uma série de medidas, incluindo:

2. Tratamento precoce: diagnosticar e tratar rapidamente casos de tuberculose ativa ajuda a reduzir a disseminação da doença na comunidade;

3. Identificação e tratamento de casos latentes: identificar e tratar pessoas com infecção latente por tuberculose pode prevenir o desenvolvimento de tuberculose ativa e reduzir o risco de transmissão.

4. Proteção respiratória: evitar o contato próximo com pessoas infectadas com tuberculose ativa e utilizar proteção respiratória, como máscaras faciais, em ambientes fechados com risco aumentado de transmissão, como hospitais, prisões e abrigos;

5. Promoção de hábitos saudáveis: manter um sistema imunológico saudável por meio de uma dieta equilibrada, prática regular de exercícios, descanso adequado e redução do estresse pode ajudar a prevenir infecções por tuberculose.


Fonte: Folha Vitória
Comunicar erro
Regional ES

© 2024 Regional ES - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Regional ES