TRABALHADOR

Biden chega ao Japão para neutralizar ameaça da Coreia do Norte e expansão da China com novo plano econômico

Por Regional ES em 22/05/2022 às 09:40:13

Em primeira visita à Ásia desde que tomou posso, presidente dos EUA foi à Coreia do Sul. Neste domingo (22), ele chegou ao Japão para lançar plano econômico na área. Presidente dos EUA, Joe Biden, chega a Tóquio, em visita para neutralizar ameaças da Coreia do Norte na região

Associated Press
THOMAZINE

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, chegou neste domingo (22) ao Japão, segunda etapa de sua primeira viagem à Ásia desde que tomou posse. A viagem tem como pano de fundo a ameaça norte-coreana, as ambições geopolíticas da China e a guerra na Ucrânia.

Em meio a um furacão geopolítico na região, diante de testes nucleares da Coreia do Norte e ambições da China e da Rússia, Biden vai lançar no Japão um grande plano econômico conjunto com países da área que já recebe críticas de especialistas locais.

A ideia do plano é incentivar, com a colaboração dos EUA, padrões comuns para a cadeia de produção local e para o comércio de energia limpa, infraestrutura e comércio digital.

Na segunda-feira (23), Biden vai se reunir com o primeiro-ministro Fumio Kishida e com o imperador Naruhito, com quem debaterá a expansão da capacidade militar do país. No dia seguinte, participará da cúpula do Quad, com os governantes de Austrália, Índia, Japão e Estados Unidos.

Depois de visitar a Coreia do Sul, outro grande aliado dos Estados Unidos na Ásia, Biden chegou à Base Aérea de Yokota, nos arredores de Tóquio, nesta manhã.

Varíola dos macacos

Mais cedo, ainda durante a visita à Coreia do Sul, Biden disse que o surto de varíola dos macacos é algo que "todo mundo deveria se preocupar".

Ele também afirmou que autoridades de saúde dos Estados Unidos estão investigando possíveis tratamentos e vacinas.

"Estamos trabalhando duro para descobrir o que fazer", disse Biden a repórteres em uma base aérea na Coreia do Sul, pouco antes de partir para o Japão.

Leia também:

Coreia do Norte dispara provável míssil balístico a partir de submarino, dizem Coreia do Sul e Japão

EUA e Coreia do Sul querem mais laços militares em meio a tensão regional

Fonte: G1

Comunicar erro
DENGUE

Comentários

CIDADE FM