TRABALHADOR

Especialistas alertam para baixa adesão à vacinação contra a gripe e o sarampo

Por Regional ES em 28/05/2022 às 23:31:13

Em Belo Horizonte, a vacinação contra gripe e sarampo está ainda mais baixa do que a média nacional. Prefeituras fizeram mutirões neste sábado (28) para tentar ampliar a cobertura vacinal também contra a Covid. Especialistas alertam para baixa adesão à Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe e o Sarampo
CRICARE
A menos de uma semana do fim da Campanha Nacional da Vacinação contra gripe e o sarampo, especialistas alertam para a baixa adesão do público-alvo. Prefeituras fizeram mutirões neste sábado (28) para tentar ampliar a cobertura vacinal também contra a Covid.

. Mapa da vacinação contra Covid-19 no Brasil

Teve aquele chorinho de apertar o coração em vários cantos do Brasil. Mas até os pequenos sabem que é por uma boa razão. "Para não ficar dodói", conta Maria Ester.

A Maria se vacinou contra a Covid em Fortaleza, onde só 16% das crianças de 5 a 11 anos receberam as duas doses.

Em Teresina, o esforço foi para aumentar a proteção também contra a gripe e o sarampo. Em João Pessoa, também houve mutirão. Na cidade, poucos idosos têm procurado os postos de saúde para se proteger contra a influenza.

. Sarampo: especialistas alertam para importância da imunização

"Pouco mais de 40% dos idosos foram vacinados, e o público desse grupo prioritário é imenso. São cerca de 110 mil idosos aqui na capital", diz o chefe de imunização em João Pessoa, Fernando Virgolino.

Em Trindade, Goiás, teve vacinação contra o sarampo. Na sexta-feira (27), a prefeitura identificou um caso suspeito da doença num bebê de nove meses.

A baixa procura pelas vacinas é uma preocupação em todo o Brasil. No caso da gripe, menos de 50% do público-alvo foi vacinado até agora.

"A vacina, este ano, é outra. Ela protege exatamente das cepas que podem circular e que já estão circulando entre nós", reforça a vice-presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações, Isabella Ballalai.

Em Belo Horizonte, mais de 80 locais ficaram abertos neste sábado para vacinar a população contra gripe, sarampo e Covid. A procura pelas vacinas contra gripe e sarampo está ainda mais baixa do que a média nacional. A cobertura de sarampo, por exemplo, não chega nem a 30% do público-alvo. A de gripe está em 36%.

A técnica de enfermagem Fernanda Aparecida do Nascimento aproveitou o sábado e colocou o cartão da família toda em dia.

"Eu vou fazer da influenza, e os meninos tomaram sarampo e influenza, também. Além da tranquilidade, dá um conforto de saber que eles estão protegidos", comemorou Fernanda.

Fonte: G1

Comunicar erro
DENGUE

Comentários

CIDADE FM