Zelensky ainda não tinha saído da região de Kiev. Neste domingo visita Kharkiv. Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, em visita a cidade de Kharkiv
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, visitou tropas na linha de frente na região de Kharkiv, nordeste da Ucrânia, neste domingo (29), sua primeira aparição oficial fora da região de Kiev desde o início da invasão russa em 24 de fevereiro.
"Vocês arriscam suas vidas por todos nós e por nosso país", o site do gabinete do presidente o citou como tendo dito aos soldados, acrescentando que ele distribuiu elogios e presentes.
O chefe de gabinete de Zelensky, Andriy Yermak, escreveu no aplicativo Telegram que o presidente visitou prédios residenciais destruídos, observando que seus substitutos tiveram que ser construídos com abrigos antibombas.
Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, durante visita a Kharkiv
Assessoria da presidência/via REUTERS
Yermak acrescentou que 31% do território da região de Kharkiv está atualmente ocupado pela Rússia, e outros 5% foram retomados pela Ucrânia, tendo sido ocupados anteriormente.
"Há 2.229 casas destruídas em Kharkiv e em toda a região. Vamos restaurá-las, reconstruí-las e trazê-las de volta à vida. Em Kharkiv e em todas as outras cidades e vilas onde o mal veio", declarou Zelensky em mensagem no Telegram.