PolĂ­tica

Vereadoras são hostilizadas por colegas de plenário em Vitória e na Serra

Por Regional ES

23/06/2022 às 07:20:22 - Atualizado hĂĄ
As vereadoras Karla Coser (PT), de Vitória, e Raphaela Moraes (Rede), da Serra, durante sessões no dia 22 de junho. Crédito: Reprodução/ YouTube Câmara de Vitória e Câmara da Serra

Em cenas que se tornaram corriqueiras nos Legislativos municipais, as vereadoras de Vitória Karla Coser (PT) e da Serra Raphaela Moraes (Rede) foram hostilizadas por colegas do sexo masculino em plenĂĄrio, nesta quarta-feira (22). Os episódios se somam a outros exemplos de violĂȘncia polĂ­tica de gĂȘnero ocorridos contra mulheres no exercĂ­cio dos seus mandatos. Na Câmara de Vitória, a petista virou alvo do vereador Luiz Emanuel (Cidadania) e do presidente da Casa, Davi Esmael (PSD), após manifestar-se a respeito do caso envolvendo uma criança de 11 anos vĂ­tima de estupro, em Santa Catarina, que ficou grĂĄvida e foi impedida pela juĂ­za que atuou no processo de fazer o aborto previsto na legislação penal em casos de violĂȘncia sexual.

THOMAZINE

As manifestações dos vereadores não ficaram concentradas na divergĂȘncia de opinião com a colega. Eles questionaram a legitimidade da vereadora para falar sobre o assunto e utilizaram, para isso, termos como "vocĂȘ é uma menina mimada", "vocĂȘ é uma mulher que se faz de coitada" , "vocĂȘ não tem noção", "quem é vocĂȘ, vereadora? VocĂȘ não é mãe".

Karla Coser usou as redes sociais para se manifestar sobre o episódio. "Aos insultos e desrespeitos que escutei hoje só tenho uma coisa a dizer: tô muito distante de me fazer de coitadinha. Não sou uma coitada e nunca vou deixar de usar o espaço que tenho em plenĂĄrio pra denunciar os abusos e violĂȘncias que acontecem com as mulheres", publicou no Twitter.

Para a petista, quando a chamam de mimada "é porque não tĂȘm nenhum argumento para contrapor aos meus". O termo foi usado por Luiz Emanuel enquanto a vereadora respondia ao presidente da Câmara sobre a sua legitimidade para se pronunciar sobre o assunto, como mulher, feminista e representante eleita pelos moradores da Capital capixaba.

"Homens costumam mesmo fazer isso. E eu seguirei firme, de cabeça erguida sabendo do tamanho da minha responsabilidade em construir uma sociedade mais justa pras mulheres", declarou Karla Coser.

Publicidade

Na Câmara da Serra, a vereadora Raphaela foi chamada de "oportunista" e "hipócrita" pelo vereador Pablo Muribeca (Podemos) depois de relatar uma situação vivida em uma unidade de saĂșde do municĂ­pio, onde foi para se vacinar.

"A vereadora usa de oportunismo para se promover e despromover uma profissional maravilhosa. Não vem contar mentira. Não vou aceitar injustiça e vou fazer uma nota de repĂșdio a Vossa ExcelĂȘncia. VocĂȘ quer receber respeito, dĂĄ respeito. Agora quer chegar com arrogância e prepotĂȘncia?", atacou Muribeca da tribuna da Casa.

Em seguida, o vereador Sergio Peixoto (Pros) subiu à tribuna da Câmara da Serra e gritou "se controla vereadora, pelo amor de Deus" e repetiu: "estĂĄ descontrolada, vereadora".

A vereadora Elcimara Loureiro (PP) e o vereador Anderson Muniz (Podemos) reagiram. Enquanto a primeira denunciava a agressão à colega, Muniz se levantou e afirmou: "não vou admitir falta de respeito com as mulheres nessa Casa".

Raphaela Moraes afirmou que toda essa situação a deixou muito chateada, principalmente por manter uma relação cordial com o vereador Muribeca. "São coisas que acontecem na vida que dão vontade até de desistir. Meu discurso era sobre o programa de castração do municĂ­pio. Eu fui vacinar em um bairro próximo da Câmara da Serra, uma pessoa me reconheceu e começou a fazer denĂșncia de que estava faltando ĂĄgua, não tinha ĂĄlcool em gel, não tinha papel toalha. Sou vereadora e é minha função mostrar", sustentou.

"Eu só quis falar sobre o que ocorreu. A minha mãe estava descendo ao plenĂĄrio e quando fui recebĂȘ-la o vereador ficou gritando 'descontrolada'. A gente sente até um pouco de medo de se pronunciar. Eu raramente vou às unidades de saĂșde, foco muito na pauta de proteção aos animais. Meu interesse era só tomar a vacina e acabei passando por todo esse transtorno. É como se fosse para ter a gente ter medo de usar a fala. Não quero passar por cima de ninguém. Violentaram o meu direito e quem cometeu violĂȘncia é alguém que gosto", acrescentou a vereadora da Rede.

Publicidade

INVISIBILIDADE

"Como representantes eleitas, quando essas mulheres são silenciadas, muitas outras são silenciadas". A afirmação é da professora de CiĂȘncia PolĂ­tica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e do programa de pós-graduação da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) Mayra Goulart, que pesquisa sobre violĂȘncia polĂ­tica de gĂȘnero.

A professora ressalta que esse tipo de violĂȘncia e silenciamento ocorrem de diversas formas para as mulheres que estão na polĂ­tica. A caracterização dos tipos e formas dessa violĂȘncia faz parte das suas pesquisas, cujo objetivo é ajudar a distinguir e a identificar as situações em que isso ocorre de maneira mais clara, para que possam ser propostas regras e legislações especĂ­ficas para combater a violĂȘncia polĂ­tica de gĂȘnero.

"Isso ocorre de forma sistemĂĄtica, seja invisibilizando quando elas falam, seja questionando a autoridade delas para falar, de maneira direta ou indireta, como por exemplo quando questiona se ela entende determinada regra", esclarece a cientista polĂ­tica.

Para a professora, situações como as ocorridas nas Câmaras de Vitória e da Serra nesta quarta-feira só agravam a dificuldade vivenciada pelas mulheres com mandato para conquistarem espaço nos parlamentos e reproduzem um formato em que se forma um bloco de homens contra mulheres.

"Mulheres ocupam menos espaços nas estruturas de poder, nos cargos de relatorias, de Mesa Diretora, nas Comissões de Constituição e Justiça, até mesmo em cargos de lĂ­deres de bancadas. Isso é uma forma de contornar o voto popular, pois mesmo quando as mulheres são eleitas, elas são distanciadas de espaços que possam dar mais visibilidade", destaca a professora.

Fonte: Gazeta Online
Comunicar erro
Regional ES

© 2024 Regional ES - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Regional ES