De acordo com o TRE-ES, os eleitores serão convocados aos poucos, de acordo com as necessidades da Justiça.
Os cartórios eleitorais do Espírito Santo começaram a convocar os mesários que vão trabalhar nas eleições deste ano. No estado, ao menos 39 mil voluntários deverão trabalhar no pleito.
De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral do ES (TRE-ES), os eleitores serão convocados aos poucos, de acordo com as necessidades da justiça eleitoral.
Além dos mesários, outros milhares de eleitores serão nomeados para trabalhar em outras funções, como administradores de prédio, auxiliares de serviços eleitorais, auxiliares de transporte e auxiliares de divulgação.
Uma mudança neste ano, segundo o TRE-ES, será a forma de notificação dos nomeados. Até 2018, os eleitores eram convocados a partir de cartas enviadas pela Justiça Eleitoral. Mas, a partir dessas eleições, os voluntários serão chamados através de e-mail ou mensagem de texto via SMS enviado pelo sistema desenvolvido pelo TRE.
O trabalho de mesário nas eleições é voluntário e, portanto, não há pagamento para o cumprimento das obrigações. No entanto, a legislação garante benefícios aos eleitores convocados, sendo eles:
De acordo com o TRE-ES, os eleitores são convocados para trabalhar preferencialmente nas seções em que votam ou ainda no mesmo local de votação. Todavia, há casos em que isso pode não acontecer. Nessas situações, o eleitor convocado pode pedir a transferência temporária de local de votação. O pedido deve ser feito entre os dias 18 de julho e 26 de agosto nos cartórios eleitorais.
Segundo o TRE-ES, na mensagem de convocação, os mesários nomeados receberão um código de verificação que dará acesso às informações sobre horários e locais de trabalho e de treinamento.
No entanto, por questões de segurança, a Justiça Eleitoral não enviará links na mensagem, nem mesmo o do site do Tribunal Regional Eleitoral.
Ao receber a mensagem, o eleitor deverá acessar o site do TRE-ES e clicar no banner "Mesária e mesário - digite seu código de convocação".