Suchata Kongsupachak deixou o país após mandado de prisão ter sido emitido pelas autoridades do país
A youtuber tailandesa 'Nutty', de 30 anos, desapareceu após ser acusada de se apropriar do equivalente a US$ 55 milhões de seus seguidores através de um esquema de pirâmide. De acordo com a polícia, Suchata Kongsupachak, nome real da influencer, prometia elevadas somas de dinheiro para aqueles que investissem em sua empresa voltada para o mercado de câmbio.
Um mandado de prisão chegou a ser emitido contra Nutty na última terça-feira. Ela, no entanto, já havia deixado o país, segundo a polícia. Seu paradeiro ainda não foi divulgado.
Pelo menos 6 mil pessoas teriam sido enganadas pela mulher, que é acusada de fraude pelas autoridades. Ela prometia às vítimas retornos de até 100% pelos investimentos.
O chefe do Departamento de Investigação de Cibercrimes da polícia da Tailândia, Wattana Ketumpai, disse que, até o momento, 102 pessoas já registraram queixa após serem ludibriados pela mulher, que dava aulas de dança em seu canal no Youtube.
De acordo com Ketumpai, ela costumava ostentar carros e relógios caros nas redes sociais. Nutty dizia aos seguidores que conseguia bancar o estilo de vida luxuoso através dos seus investimentos.
— Suchata costumava postar fotos nas mídias sociais mostrando sua riqueza com carros de luxo, relógios, bolsas e propriedades, enquanto alegava que os havia obtido em negociação no mercado de câmbio por meio de uma corretora chamada 'IQ option' — disse Ketumpai ao jornal Nation Thailand.
O esquema, descrito pela polícia como similar a um de pirâmide, ruiu em abril. Foi nesse mês que ela fez um post no Instagram anunciando ter perdido todo o dinheiro depositado pelos fãs. A polícia espera que mais pessoas venham a público denunciar o caso.