O alemão Sebastian Suski bateu o recorde de colhido o maior pepino do mundo. Nascido na Polônia e morando na Inglaterra, o jardineiro amador, como foi definido pelo Livro dos Recordes, que concedeu o título, cultiva frutas e vegetais no quintal de sua propriedade, em Southampton.
Um dos vegetais cultivados por ele, um pepino (Cucumis sativus) cresceu ao longo do verão até esta semana em um túnel de seu lote, quando foi colhido com 113,4 cm, superando o recorde anterior, de 107 cm.
Em depoimento ao Guiness, Sebastian conta que cultiva frutas e vegetais grandes com a ajuda de sua esposa Renata há sete anos. Ele também é voluntário da Associação Europeia de Produtores de Vegetais Gigantes (EGVGA), grupo que reúne fãs dos "gigantes dos jardins".
— Eu cultivei grandes pepinos, mas nunca o suficiente para bater o atual detentor do título. Cultivar pepinos superlongos é um negócio arriscado. Se você cortar muito cedo, não terá um recorde, mas se deixar muito tempo, entrará na zona de perigo. Você corre o risco de seu pepino apodrecer à medida que cresce. Você não quer que ele exploda em você — brincou.
Sebastian conta que colheu o pepino gigante "na hora certa", e, embora o vegetal esteja começando a ficar amarelo, ainda está intacto e deve permanecer assim por cerca de 10 a 12 dias.
A chance de bater o recorde, no entanto, quase foi desperdiçada por conta de uma hospitalização a qual ele teve de ser submetido durante um "ponto crucial do crescimento" do pepino.
— O médico encontrou um vaso sanguíneo vazando na minha cabeça, e por isso passei uma semana no hospital. Mas felizmente minha esposa Renata estava à disposição para cuidar do pepino e mantê-la bem regada e nutrida. Sem Renata, eu não teria este registro — destacou Sebastian, que faz questão de se referir ao seu pepino como "ela". — Eles são da família, realmente, como bebês que precisam de muito amor e atenção.
Ele e a esposa têm quatro filhos, com todos "acolhendo os irmãos vegetais" em suas vidas. Jardineiro em seu tempo livre, Sebastian trabalha também como empacotador e vendendo lentes de contato para ganhar a vida.