Mais de 2,4 milhões de pessoas estão sem energia no estado
O furacão Ian caiu de categoria 1 para tempestade tropical, nesta quinta-feira (29), mas ainda deve produzir ventos fortes, chuvas fortes e tempestades em partes da Flórida, Geórgia e Carolina do Sul e Norte, conforme o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos. A tempestade, com ventos máximos sustentados de 100 km/h, estava agora a cerca de 55 km a sudoeste de Cabo Canaveral, disse o meteorologista de Miami.
Um alerta de maré de tempestade está em vigor para o rio St. Johns, no nordeste da Flórida, bem como para áreas que se estendem da linha do condado de Flagler-Volusia, ao norte, até o rio South Santee, na Carolina do Sul. Partes da Costa do Golfo também permanecem sob ameaça de maré de tempestade.
Diante do fenômeno, mais de 2,4 milhões de pessoas estão sem energia na Flórida, de acordo com o PowerOutage.us. Na região sudoeste mais atingida, dez condados relataram que mais de 50% dos clientes rastreados estavam sem energia. Mais oito condados no sudoeste, centro e nordeste da Flórida relataram que mais de 10 mil clientes não contavam com o serviço.
O furacão Ian chegou oficialmente à terra firme, pela costa sudoeste da Flórida, por volta das 16h05 pelo horário de Brasília, com ventos próximos a 241 km/h — uma tempestade de categoria 4.
Posteriormente caiu para categoria 3, com ventos máximos sustentados de 201 km/h. Por volta de 23h de Brasília, chegou a categoria 2 com ventos máximos de 168 km/h.