A operação durou nove horas e foi realizada no Hospital Internacional Paideia, em Roma
Um homem de 35 anos tocou saxofone enquanto passava por uma cirurgia no cérebro nesta semana em um hospital de Roma, na Itália. Identificado como GZ, o paciente estava sob cuidados da equipe médica do Hospital Internacional Paideia.
O procedimento cirúrgico, que tinha como objetivo a remoção de um tumor, levou nove horas até ser concluído. Em um comunicado oficial divulgado pelo hospital, o neurocirurgião Christian Brogna, responsável pelo procedimento, informou que o tumor foi completamente retirado, sem comprometer as funções neurológicas do paciente.
O médico falou, ainda, sobre os benefícios da realização de cirurgias cerebrais com o paciente acordado. "Cada cérebro é único, assim como cada pessoa. A cirurgia acordada permite mapear com extrema precisão, durante a cirurgia, as redes de neurônios referentes às várias funções cerebrais - como brincar, falar, mover-se, lembrar, contar", escreveu.
A operação realizada na Itália contou com uma equipe multidisciplinar de profissionais do mundo todo, segundo o Hospital Internacional Paideia.
"Cada cirurgia em vigília não só permite obter o máximo resultado em termos de remoção da patologia, como é uma verdadeira descoberta. Cada uma nos oferece uma janela para o funcionamento deste órgão fascinante, mas ainda misterioso em muitos aspectos, que é o cérebro", apontou Brogna.