Com capacidade para 7,6 mil passageiros, Icon of the Seas, nova aposta da Royal Caribbean, deve ser inaugurado no começo de 2024
Se tem algo que costuma mudar rápido na indústria do turismo marítimo é o título de maior navio de cruzeiros do mundo. O atual dono do posto, Wonder of the Seas, inaugurado em 2022, perderá o recorde para outra embarcação da Royal Caribbean, com previsão de receber os primeiros passageiros em 2024, o inovador Icon of the Seas, cujos detalhes foram apresentados na última semana.
Primeiro navio da novíssima classe Icon, a futura embarcação apresentará importantes novidades para o segmento. Entre elas está uma piscina de borda infinita suspensa, e o maior parque aquático já instalado num navio de passageiros.
Quer receber nossas notícias pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias!
Os números são impressionantes. Com 20 andares, 365 metros de comprimento e 250.800 toneladas, ela terá 2.805 cabines, onde caberão até 7.600 passageiros - se somados os 2.300 tripulantes, o Icon of the Seas poderá transportar até 9.950 pessoas ao mesmo tempo. O navio terá também sete piscinas, seis toboáguas e 40 opções de bares, restaurantes e lanchonetes a bordo. Confira abaixo uma comparação dos principais números do atual maior navio do mundo e do futuro:
Comparação entre os gigantes dos mares
Icon of the Seas | Wonder of the Seas | |
Capacidade (ocupação dupla) | 5.610 passageiros | 5,734 passageiros |
Capacidade (total) | 7.600 passageiros | 7,084 passageiros |
Tripulação | 2.350 tripulantes | 2.300 tripulantes |
Cabines | 2.805 | 2,867 |
Peso | 250.800 toneladas | 235,600 toneladas |
Comprimento | 365 metros | 362.04 metros |
Andares | 20 (18 para passageiros) | 18 (16 para passageiros) |
Seguindo o padrão já estabelecido pelos cinco meganavios da classe Oasis (da qual faz parte o Wonder of the Seas), o Icon of the Seas será dividido em oito "bairros", como são chamadas as áreas principais. Três delas já existem nas embarcações anteriores, e cinco foram criadas exclusivamente para a classe Icon.
No "bairro" Thrill Island estarão as atrações mais radicais a bordo. O principal destaque é o Category 6, o maior parque aquático em alto-mar, com seis toboáguas, sendo um deles com uma queda de 14 metros de altura. Nessa área também ficará o Crown's Edge, parte de um percurso de cordas suspensas, por onde o passageiro terá que caminhar se equilibrando do lado de fora do navio, a 48 metros acima do oceano.
O Icon of the Seas terá a bordo o maior parque aquático já construído num navio de cruzeiros, o Category 6, com seis toboáguas — Foto: Divulgação
Falando em borda infinita, essa é uma das características da piscina central da área The Hideaway. Num dos últimos andares do navio, a piscina suspensa a 40 metros de altura, certamente será o lugar mais disputado para apreciar o pôr do sol. Mas toda essa área terá terraços e espaços com espreguiçadeiras e hidromassagens, no melhor estilo clube de praia, um perfeito "esconderijo" da agitação do navio.
Desenho imagina como será um pôr do sol visto da piscina suspensa, que ficará na área The Hideway, um dos oito 'bairros' do Icon of the Seas — Foto: Divulgação
Quem viajar em família, especialmente com filhos pequenos, certamente passará bastante tempo no "bairro" Surfside, num corredor ao ar livre na parte de trás do navio. Ali haverá uma parte com brinquedos molhados e uma piscina family friendly, a Water's Edge, com vista livre para o oceano. E também muitas opções de alimentação e brinquedos, como uma nova versão do carrossel da área Boardwalk, da classe Oasis.
Na parte da frente do Icon of the Seas, o AquaDome será o novo espaço para o show de acrobacias aquáticas, com direito a uma enorme cachoeira artificial indoor — Foto: Divulgação
Durante o dia, esta área será um lugar de relaxamento, de observação da vista panorâmica da proa, com bar e restaurante. Mas à noite será transformada no AquaTheater, o espaço dos shows de acrobacias aquáticas que virou uma marca registrada dos navios mais modernos da Royal Caribbean. Uma diferença para os demais AquaTheaters é que este terá uma imensa cachoeira artificial indoor, que permitirá novos números artísticos.
Outra arena importante para apresentações artísticas e para a diversão dos hóspedes será o Absolute Zero, grande rinque de patinação no gelo que ficará na área da Royal Promenade, o calçadão central, coberto, que costuma ser o "centro" do navio, cheio de lojas, bares e restaurantes. No Icon, essa área terá um espaço com vista para o mar, o que não acontece no restante da frota.
Presente também na classe Oasis (dos atuais maiores navios da atualidade), o Central Park do Icon of the Seas deve ser mais agitado — Foto: Divulgação
O Icon terá também seu Central Park, o bucólico "bairro" com árvores e plantas de verdade. Na nova versão, a armadora promete um parque "mais exuberante e animado", com maior oferta de opções para beber, comer, ver e ser visto.