Um turista brasileiro morreu na Argentina esmagado pelo desprendimento de uma camada de gelo em uma caverna nos arredores da cidade de Ushuaia, no sul do país, informaram fontes judiciais nesta quinta-feira.
Quer receber nossas notícias pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias!
Um vídeo feito por uma pessoa que caminhava ainda na área externa da caverna mostra o momento da queda do pedaço de gelo. As imagens também mostram uma placa com a mensagem "Aviso, não entre", localizada vários metros antes da entrada da caverna.
#CerroCuevadeJimbo #Ushuaia
— Angel Fretes (@angelfretestdf) November 3, 2022
Desprendimiento de placas de hielo sobre un turista brasileño, quitandole la vida. pic.twitter.com/dfWNLjEeUn
Clique aqui e siga o RegionalEs no instagram
O acidente ocorreu na tarde de quarta-feira quando um grupo de visitantes entrou na chamada Caverna do Jimbo, uma formação localizada na área da geleira e cujo acesso é proibido devido ao contínuo desprendimento de rochas e fragmentos de gelo.
Equipes de resgate da Comissão de Socorro de Ushuaia verificaram a morte e intervieram no Tribunal de Instrução 1 de Ushuaia, chefiado pelo juiz Javier De Gamas Soler, que ordenou a autópsia da vítima, informou a agência estatal Télam.
Os dados do falecido não foram divulgados, mas fontes judiciais citadas pela imprensa local indicaram que se trata de um homem de nacionalidade brasileira.
A Caverna Jimbo está localizada em uma área de grande beleza natural dentro do Parque Nacional Tierra del Fuego, 3,1 mil quilômetros ao sul da capital argentina.
Desde 2021, a prefeitura alerta visitantes e moradores sobre a proibição de entrar na caverna com base em estudos científicos que alertavam para o risco de desabamento.