Política Ex-prefeito de Colatina

Em recuperação, Meneguelli não vai tomar posse nesta quarta na Assembleia

Deputado se recupera de procedimento cirúrgico e assessoria informou que não deve comparecer à cerimônia de posse nesta quarta-feira, às 10 horas

Por Regional ES

01/02/2023 às 10:37:19 - Atualizado há
Sérgio Meneguelli foi eleito deputado com o maior número de votos na história do Espírito Santo . (Divulgação/Assessoria)

Ainda em recuperação de um procedimento cirúrgico realizado no último dia 18, o deputado estadual eleito com o maior número de votos na história do Espírito Santo, Sérgio Meneguelli (Republicanos), não deve tomar posse na Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) nesta quarta-feira (1°). A solenidade vai ser realizada às 10 horas, na sede do Legislativo estadual, na Enseada do Suá, Vitória.

Quer receber nossas notícias pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias!

Apesar de o deputado ter entregado a documentação solicitada pela Assembleia para tomar posse, a assessoria dele informou, na noite desta terça-feira (31), que Meneguelli não deve vir para a cerimônia. Ele aguardava uma avaliação médica e, desde o último sábado (28), já sinalizava que havia 99,99% de chances de não comparecer à solenidade, conforme declarou ao colunista Leonel Ximenes.

Clique aqui e siga o RegionalEs no instagram

Ex-prefeito de Colatina e vereador da cidade por três mandatos, Meneguelli teve alta médica no dia 25 de janeiro e se recupera na casa de parentes, após ter ficado oito dias internado no Hospital Estadual Sílvio Avidos, em Colatina, no Noroeste do Estado. Ele passou por um procedimento cirúrgico no dia 18 de janeiro, depois de ser hospitalizado com fortes dores abdominais devido a um quadro de diverticulite.

Mesmo sem comparecer à posse nesta quarta-feira (1º), o deputado ainda terá tempo para assumir o mandato. O Regimento Interno da Assembleia prevê, no artigo 6°, parágrafo 6º, que "salvo motivo de força maior ou enfermidade devidamente comprovada, a posse dar-se-á no prazo de trinta dias, prorrogável por igual período, a requerimento do interessado".

Dessa forma, mesmo ausente na abertura dos trabalhos do Legislativo estadual, Meneguelli terá 30 dias para tomar posse ou, se necessário, requerer a prorrogação para assumir o mandato por mais 30 dias, somando 60 dias a partir de quarta-feira (1º).


Comprovada a necessidade médica, o prazo para o deputado do Republicanos assumir o mandato pode ser ainda mais longo, já que há avaliação jurídica de que o período especificado no Regimento Interno não abrange os casos de doença comprovada.

Sem o comparecimento de Meneguelli, 29 deputados estaduais devem tomar posse na manhã desta quarta-feira (1º), dos quais 14 foram reeleitos. Às 15 horas, os parlamentares voltam à sede do Legislativo estadual para a eleição da Mesa Diretora da Casa. A Assembleia tem sessões ordinárias três vezes por semana, sendo presencial às segundas e terças, às 15 horas, e híbridas (remota e presencial) às quartas-feiras, às 9 horas.

Fonte: Gazeta Online
Comunicar erro
Regional ES

© 2024 Regional ES - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Regional ES