Um elo de amor, cumplicidade, compromisso e cuidado mútuo representado pelos acessórios mais simbólicos de um casamento: as alianças. Como dizem, a vida imita a arte e, como nas novelas, o pior acontece: as alianças somem momentos antes do "sim".
Quer receber nossas notícias pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias!
Era agosto de 2022, quando o ocorrido com a médica Jamile Suave, 28, e o advogado André Suave, 26, movimentou convidados em busca das alianças.
Hoje, o casal e seus familiares dão boas gargalhadas ao relembrar a situação. O sufoco tornou-se inesquecível na história do casal, conta a médica.
"Eu me arrumei em um estúdio, com a minha mãe e a minha irmã. Na hora das fotos, percebi que estava com a aliança na mão esquerda, já estávamos casados no civil. Retirei a aliança e coloquei na clutch (bolsa) da minha irmã. Eu mesma não percebi o sumiço da aliança! Hoje em dia, nós rimos bastante de tudo".
Os noivos até perceberam uma movimentação na cerimônia, mas "se fosse algo grave, o padre pararia a cerimônia", conta o advogado, que ficou tranquilo porque a cerimonialista resolveria o problema para eles.
Quando possível, fazer com que nem os noivos notem os sufocos é um objetivo do planejamento da festa, conta a cerimonialista Vanessa Scatolun. Sufocos mais imprevisíveis, como chuva e atraso dos padrinhos, são alguns dos mais comuns, revela.
Clique aqui e siga o RegionalEs no instagram
"Com um bom planejamento, é possível se antecipar ao imprevisto e evitá-lo. Caso realmente ocorra, somos capazes de resolver ou minimizar os efeitos e, na maioria das vezes, os noivos nem ficam sabendo dos problemas que ocorreram", comemora.
O caminho para não surtar com os acontecimentos inesperados, de acordo com a psicóloga clínica Monique Nogueira, é anterior à festa: lidar com as expectativas do enlace matrimonial.
A especialista aconselha que se estabeleça um diálogo aberto, contínuo e consciente entre o casal e todos os envolvidos na cerimônia do casamento.
"Lidar com as frustrações é algo de extrema importância, mas é preciso administrar as expectativas anteriores desse sentimento, se conscientizando de que nem tudo vai estar sob o controle. Isso é muito importante! Antes da frustração vir, aprenda a lidar melhor com as expectativas".
Experiência de DJ
Briga entre padrinhos
Em um casamento recente que o DJ Lucas Rodrigues, 31, tocou, os noivos e os padrinhos simplesmente brigaram! Acostumado a trabalhar em casamento, o DJ conta que já presenciou histórias parecidas, mas que, no fim, tudo termina bem. Naquele casamento, as madrinhas entraram sozinhas.
"Não sei o motivo da briga. Antes, estavam todos rindo e se divertindo! De noite, fiquei sabendo pela cerimonialista que eles haviam ido embora! Ainda assim, a festa foi maravilhosa, todos se divertiram".
"É preciso ter sempre um plano B"
O evento perfeito terá imprevisto, mas, em muitos casos, há situações que podem ser evitadas. Cerimonialistas dão dicas de planejamento para evitar erros mais comuns e garantir que nada estrague o grande dia.
Já na primeira reunião com os noivos, a cerimonialista Vanessa Scatolun alerta: nenhum evento ocorre sem imprevistos.
Infelizmente, lamenta ela, há situações que não podem ser previstas. Por outro lado, algumas ações podem evitar os acontecimentos inesperados mais comuns.
"Para evitar imprevistos, é necessário pensar além. Pensar sempre no que pode vir a acontecer, com organização e planejamento, além de sempre ter um plano B para os imprevistos mais comuns", orienta.
Fazer reuniões, check-list, reserva financeira e cópias de contratos com todos os fornecedores são etapas básicas para evitar sufocos que podem ser prevenidos, aponta a cerimonialista Carla Viana.
"Sempre ouça a assessoria contratada. Cerimonialistas estão acostumadas a lidar com diversas situações e conhecem os fornecedores. O ideal é: pensou em casar? Contrate uma assessoria e, de preferência, busque referências para que esse não seja o grande problema do dia".