TRABALHADOR

"Gato": energia furtada no ES poderia abastecer cidade de Nova Venécia, cidade do interior do Estado por um ano

Empresa responsável pelo fornecimento de energia elétrica em 70 municípios capixabas identificou cerca de 19 mil ligações irregulares em 2022

Por Regional ES em 24/03/2023 às 07:16:28

Foto: Divulgação/ EDP

A EDP, distribuidora de energia elétrica do EspĂ­rito Santo, realizou mais de 79 mil ações de fiscalização nos 70 municĂ­pios capixabas em que presta serviço ao longo de 2022.

Segundo a empresa, o volume de energia impedido de continuar sendo furtado, o conhecido como "gato", pelas ações de fiscalização seria suficiente para manter o consumo de energia elétrica de Nova Venécia, cidade do interior do Estado, por mais de um ano.

Quer receber nossas notĂ­cias pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de notĂ­cias!

CRICARE

Ainda de acordo com a empresa, em toda ĂĄrea de concessão, 19 mil vistorias detectaram e removeram ligações clandestinas ligadas diretamente à rede da distribuidora, sem qualquer medição.

Pessoa flagrada furtando energia pode pegar até 4 anos de prisão

O furto de energia é crime previsto no artigo 155 do Código Penal Brasileiro. Quem for flagrado furtando energia pode pegar até quatro anos de prisão, além do pagamento de multa.

Conforme a regra da AgĂȘncia Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a pessoa ainda precisa pagar toda energia não faturada durante o perĂ­odo da irregularidade e o custo administrativo.

Clique aqui e siga o RegionalEs no instagram

THOMAZINE

A EDP destacou que a ação ilegal pode provocar sobrecarga na rede elétrica, com prejuĂ­zo para a população, que sofre com a interrupção ou oscilação do fornecimento em residĂȘncias e vias pĂșblicas. As ligações irregulares trazem ainda o risco de acidentes mais sérios, como a morte do infrator ou de terceiros.

A empresa afirmou que tem realizado investimentos em tecnologia para combater o crime. "A companhia também mantém um treinamento intenso das equipes para uma atuação cada vez mais eficaz. As inspeções em campo são realizadas por equipes técnicas com treinamento e equipamentos especĂ­ficos para identificar manipulações nos medidores ou qualquer anormalidade na rede", destacou.

Veja como denunciar furto de energia

A EDP disponibiliza canais de atendimento aos consumidores para denunciar irregularidades. As denĂșncias podem ser feitas pelo site www.edponline.com.br, aplicativo EDP Online, agĂȘncias de atendimento e pela central de atendimento ao cliente no 0800 721 0707. O sigilo é total e a inspeção é realizada com a mĂĄxima urgĂȘncia.


Fonte: Folha Vitória

Comunicar erro
SIMONE

ComentĂĄrios

CIDADE FM