Empresa responsável pelo fornecimento de energia elétrica em 70 municípios capixabas identificou cerca de 19 mil ligações irregulares em 2022
A EDP, distribuidora de energia elétrica do Espírito Santo, realizou mais de 79 mil ações de fiscalização nos 70 municípios capixabas em que presta serviço ao longo de 2022.
Segundo a empresa, o volume de energia impedido de continuar sendo furtado, o conhecido como "gato", pelas ações de fiscalização seria suficiente para manter o consumo de energia elétrica de Nova Venécia, cidade do interior do Estado, por mais de um ano.
Quer receber nossas notícias pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias!
Ainda de acordo com a empresa, em toda área de concessão, 19 mil vistorias detectaram e removeram ligações clandestinas ligadas diretamente à rede da distribuidora, sem qualquer medição.
Pessoa flagrada furtando energia pode pegar até 4 anos de prisão
O furto de energia é crime previsto no artigo 155 do Código Penal Brasileiro. Quem for flagrado furtando energia pode pegar até quatro anos de prisão, além do pagamento de multa.
Conforme a regra da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a pessoa ainda precisa pagar toda energia não faturada durante o período da irregularidade e o custo administrativo.
Clique aqui e siga o RegionalEs no instagram
A EDP destacou que a ação ilegal pode provocar sobrecarga na rede elétrica, com prejuízo para a população, que sofre com a interrupção ou oscilação do fornecimento em residências e vias públicas. As ligações irregulares trazem ainda o risco de acidentes mais sérios, como a morte do infrator ou de terceiros.
A empresa afirmou que tem realizado investimentos em tecnologia para combater o crime. "A companhia também mantém um treinamento intenso das equipes para uma atuação cada vez mais eficaz. As inspeções em campo são realizadas por equipes técnicas com treinamento e equipamentos específicos para identificar manipulações nos medidores ou qualquer anormalidade na rede", destacou.
A EDP disponibiliza canais de atendimento aos consumidores para denunciar irregularidades. As denúncias podem ser feitas pelo site www.edponline.com.br, aplicativo EDP Online, agências de atendimento e pela central de atendimento ao cliente no 0800 721 0707. O sigilo é total e a inspeção é realizada com a máxima urgência.