Veja os riscos que uma picada do inseto pode trazer para a saúde
Uma coceira intensa e irritação nos olhos levou um homem da Patagônia, na Argentina, a procurar seu médico. Ao observar o olho de seu paciente, o especialista se surpreendeu com o que viu: um carrapato vivo se movimentando pelo órgão.
Quer receber nossas notícias pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias!
O oftalmologista então gravou um vídeo para relatar o caso. A situação foi compartilhada pelo perfil Neuquen Capital no Tiktok e viralizou. No vídeo, o inseto aparece balançando as patas na esclera, um tecido fibroso que reveste o globo ocular. A área estava irritada e avermelhada.
Uma picada de carrapato pode gerar, em humanos, desde pequenas irritações no local afetado até o desenvolvimento de febre maculosa. Em outubro de 2022, o Ministério da Saúde emitiu um alerta de aumento de casos e óbitos por febre maculosa, principalmente na região Sudeste do Brasil.
Clique aqui e siga o RegionalEs no instagram
"A febre maculosa é uma doença infecciosa, febril aguda e de gravidade variável. Ela pode apresentar desde as formas clínicas leves e atípicas até formas graves, com elevada taxa de letalidade. O tratamento deve ser iniciado com antibióticos após o surgimento dos primeiros sintomas para evitar complicações graves, como inflamação do cérebro, paralisia, insuficiência respiratória ou insuficiência renal, que podem colocar em perigo a vida do paciente", escreveu a pasta.
Os sintomas da febre maculosa são:
A doença também pode provocar paralisia dos membros, com início nas pernas, chegando até os pulmões, causando parada respiratória. Além disso, com a evolução da febre maculosa, é comum o aparecimento de manchas vermelhas nos pulsos e tornozelos, que não coçam, mas podem aumentar em direção às palmas das mãos, braços ou solas dos pés.