Existe um elefante que faz ioga para melhorar a flexibilidade, você acredita? É isso mesmo! Tess é uma elefanta de 40 anos que consegue sustentar seus 2.900 quilos em duas pernas, tudo isso com muita prática e treino diário. Tess, vive em Houston, no Texas, nos Estados Unidos e é uma celebridade de chama a atenção pela facilidade com que se equilibra com maestria e graça sob duas patinhas! Óbvio que todos querem ver o espetáculo.
Quer receber nossas notícias pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias!
A grandona faz parte de um grupo de 12 elefantes que vivem no Zoológico de Houston que faz uma série de treinamentos. Tess se destaca, durante as sessões, sendo a única que consegue se levantar quase de ponta a cabeça.
O treinamento dos bichinhos começa quando eles ainda são filhotes.
"Vamos imediatamente começar a treiná-los para que eles saibam seu nome. Então nós usamos o nome deles toda vez que formos trabalhar no tátil, isso é para que eles se sintam confortáveis conosco tocando-os", disse Kristen Windle, gerente de elefantes do Zoológico.
As sessões de Tess e seus amigos dura de 30 segundos a cinco minutos. Os mais velhinhos fazendo as séries duas vezes por dia para manter as articulações em movimento.
Olha, e nada é forçado, tá? Se os elefantes não quiserem, eles podem simplesmente ir embora. No entanto, os que ficam e cumprem os treinos, ganham pães e bananas!
Para os filhotinhos que estão começando, os tratadores usam um truque simples. Um mastro de madeira para tocar nas diferentes partes do corpo do animal fazendo com que eles aprendam novas posições.
Clique aqui e siga o RegionalEs no instagram
Adaptações
Os exercícios não são todos iguais, e são adaptados para as necessidades individuais de cada elefante.
Methai, por exemplo, é uma das elefantas mais antigas do Zoo, ela tem 54 anos.
Com dificuldade de se movimentar devido a artrite, ela precisa do bastão alvo para se orientar.
Tilly, de cinco anos, é uma das mais agitadas da turma. Ela adora brincar!
"Ela interage bastante com os tratadores e tem muita energia", disse Kristen.
Benefícios
Além de elefante Tess fazer ioga para melhorar a flexibilidade, os exercícios ajudam o bichinho a sua forma física e os estímulos mentalmente.
"Queremos que eles estejam constantemente aprendendo coisas novas", disse Kristen.
Ela ainda explicou que os elefantes são muito inteligentes, e estão sempre querendo aprender coisas novas.
Obrigações
Todas as instituições credenciadas pela AZA (Associação de Zoológicos e Aquários dos EUA), são obrigadas a ter um plano de exercícios para elefantes.
No Zoológico de Houston, os elefantes são ensinados a levantarem as patas traseiras e dianteiras, equilibrando sobre os dois pés, deitando e alongando.
"Os movimentos não são tão posados, mas eles estão constantemente subindo, deitando, levantando e jogando coisas nas costas", explicou a profissional do Zoo.
Veja essa fofura praticando ioga:
Os treinamentos de yoga, força e outros, acontecem todos os dias para que os bichinhos se acostumem com a rotina. Foto: Reprodução/Zoológico de Houston.