Destaque Previsão do tempo

Ciclone e frente fria trazem chuva, vento e queda de temperatura para o ES

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de chuvas intensas para 32 cidades capixabas

Por Regional ES

05/09/2023 às 12:45:03 - Atualizado há
Foto: Thiago Soares/Folha Vitória

O Espírito Santo deve vivenciar uma série de mudanças climáticas nos próximos dias devido à chegada de uma frente fria associada a um ciclone extratropical que se formou no Sul do Brasil.

De acordo com a Climatempo, as condições meteorológicas estão se modificando rapidamente, e os capixabas devem se preparar para chuvas, ventos e até queda de temperatura.

THOMAZINE

Desde o início da semana, fortes áreas de instabilidade sobre o Sul do Brasil e o Paraguai começaram a se organizar, culminando na formação de uma frente fria associada a um ciclone extratropical.

O ciclone extratropical, por sua vez, se formou no mar, entre o Rio Grande do Sul e o Uruguai, e segue rapidamente em direção ao alto-mar, se afastando do Brasil na terça-feira.

Como resultado, as nuvens carregadas que estavam sobre o Sul do Brasil se dissipam, permitindo que o ar frio de origem polar avance sobre a Região Sudeste, causando uma queda significativa nas temperaturas.

CRICARE

Alerta de chuvas intensas para 32 cidades

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de chuvas intensas para 32 cidades capixabas.

Até as 10 horas desta quarta-feira (6), pode chover entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, além de ventos intensos de até 60 km/h. (Veja a lista no final da matéria)

Espírito Santo sentirá efeitos dessas mudanças

De acordo com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), o Espírito Santo também sentirá os efeitos dessas mudanças climáticas nos próximos dias.


Para esta quarta-feira (6), é esperada uma mudança nas condições do tempo em grande parte do estado capixaba. A aproximação da frente fria trará um aumento na nebulosidade e a possibilidade de chuva em alguns momentos do dia nas regiões Sul, Serrana e Grande Vitória.

Nas demais áreas do Estado, o sol aparecerá entre muitas nuvens, com uma pequena chance de chuva fraca em alguns momentos. As temperaturas diminuirão em todas as regiões.

Para a quinta-feira (7), feriado do Dia da Independência, e Estado continuará sob a influência da frente fria, resultando em um dia com sol entre nuvens e chuva em alguns momentos. No extremo sudoeste capixaba, o sol predominará, e não há previsão de chuva.


32 cidades sob alerta de chuva forte

Alegre
Alfredo Chaves
Anchieta
Apiacá
Atílio Vivácqua
Bom Jesus do Norte
Cachoeiro de Itapemirim
Castelo
Conceição do Castelo
Divino de São Lourenço
Domingos Martins
Dores do Rio Preto
Guaçuí
Guarapari
Ibatiba
Ibitirama
Iconha
Irupi
Itapemirim
Iúna
Jerônimo Monteiro
Marataízes
Marechal Floriano
Mimoso do Sul
Muniz Freire
Muqui
Piúma
Presidente Kennedy
Rio Novo do Sul
São José do Calçado
Vargem Alta
Venda Nova do Imigrante
Fonte: Folha Vitória
Comunicar erro
Regional ES

© 2024 Regional ES - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Regional ES