Destaque Rio Grande do Sul

Com 21 mortes, última passagem de ciclone extratropical supera a maior tragédia natural do estado

Em junho, governo do estado havia declarado que a passagem de um ciclone era, até aquele momento, o maior desastre natural relacionado a chuvas nos últimos 40 anos.

Por Regional ES

06/09/2023 às 06:49:25 - Atualizado há
Cidades do Vale do Taquari ficaram debaixo d'água com passagem de ciclone ?- Foto: Maurício tonetto/Secom

As 21 mortes registradas no Rio Grande do Sul até a tarde da última terça-feira (5) já superam a maior tragédia natural das últimas quatro décadas no estado, quando 16 pessoas morreram em junho. Em entrevista na noite de terça, o governador Eduardo Leite confirmou que se trata da pior tragédia natural do estado.

"Não tem sido um ano fácil para o Rio Grande do Sul. Mas nosso povo é resiliente é forte e nós vamos estar unidos para superar essa adversidade, com toda a estrutura, com os servidores públicos, os militares civis, voluntários, ações, prefeituras, sociedade civil engajada. Cada vida perdida não pode ser reposta, a gente lamenta cada uma delas. Vamos dar todo suporte para essas famílias", afirmou.

CRICARE

Na noite de terça, os corpos foram trasportados para o hospital de cidade, e devem ser levados para Porto Alegre.

Em junho, o Piratini havia declarado que a passagem de um ciclone extratropical, que devastou cidades sobretudo no Litoral Norte e na região dos Vales, era o pior desastre natural já registrado no estado nos últimos 40 anos.

Outras seis mortes foram confirmadas entre segunda (4) e esta terça em cidades do Norte do RS e do Vale do Taquari.

  • 21 mortos;
  • 2.984 desalojados;
  • 1.650 desabrigados;
  • 66 cidades afetadas.

O fenômeno teve origem em um sistema de baixa pressão, que provocou chuvas intensas ao longo da segunda-feira (4). Na medida em que se deslocou em direção ao oceano, ganhou intensidade, e à noite, formou-se o ciclone.

THOMAZINE

Quem são as vítimas

As 15 vítimas de Muçum não tiveram a identificação divulgada até a última atualização desta reportagem.

A vítima foi identificada como Cristiano Schusler, de 41 anos. De acordo com a prefeitura de Mato Castelhano, ele era solteiro, trabalhava como agricultor e morava com a mãe na localidade de Nossa Senhora de Lourdes, no interior do município. Schusler foi velado durante a segunda-feira e sepultado na manhã desta terça.

Em Passo Fundo, um homem morreu após receber uma descarga elétrica durante o temporal. Ele estava em casa e foi resgatado por familiares. A vítima, identificada como Neri Roberto Gonçalves da Silva, de 67 anos, chegou a ser levada para o Hospital Municipal Doutor César Santos, mas não resistiu. Segundo moradores, o homem foi encontrado caído em casa. Os vizinhos prestaram os primeiros socorros.


Em Ibiraiaras, duas pessoas morreram ao ficarem presas dentro de um veículo. Conforme a Defesa Civil, elas tentavam atravessar um rio, e o veículo foi levado pela correnteza.

De acordo com a prefeitura do município, eles eram agricultores e deixam duas filhas. Eles tentavam atravessar um rio, e o veículo acabou sendo levado pela correnteza. O carro ficou retorcido com a força da água, e Delve Francescatto e Fátima Godoi Francescatto ficaram presos às ferragens.

Fonte: G1
Comunicar erro
Regional ES

© 2024 Regional ES - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Regional ES