Destaque inflação

Onda de calor pode deixar alimentos mais caros e elevar a inflação

Além do aumento no consumo de energia elétrica e água, vários setores podem enfrentar uma redução na produtividade, o que resultará em custos mais elevados

Por Regional ES

21/09/2023 às 06:41:43 - Atualizado há
Foto: Divulgação

Embora algumas áreas da economia já estejam experimentando um aumento nas vendas devido às temperaturas elevadas, especialistas alertam que a onda de calor provocada pelo "super-El Niño" deste ano terá mais impactos negativos do que positivos para o país e para o bolso dos cidadãos.

Além do aumento no consumo de energia elétrica e água, vários setores podem enfrentar uma redução na produtividade, o que resultará em custos mais elevados. De acordo com Marta Camila Carneiro, professora de MBAs da FGV e especialista em mudanças climáticas e ESG (Ambiental, Social e Corporativo), os efeitos desse superaquecimento se estenderão por toda a cadeia produtiva, afetando, por fim, o consumidor.

CRICARE

João Batista de Oliveira Bolognesi, professor de ciências contábeis na Faculdade Anhanguera, observa que os produtores rurais podem enfrentar desafios como o aumento de pragas, maior consumo de água, safras com menor produção e dificuldades em obter financiamento, tudo devido ao calor excessivo. Ele também alerta para o potencial desequilíbrio na balança comercial, especialmente no que diz respeito à produção de grãos.

De acordo com a professora da FGV, há também o risco de uma produção reduzida devido ao impacto negativo na saúde da população, especialmente daqueles que trabalham ao ar livre.

THOMAZINE

"O calor excessivo afeta o sono, aumenta o cansaço, causa mal-estar, dilatação do sistema sanguíneo e queda de pressão, o que leva os trabalhadores a fazerem mais pausas durante o expediente, principalmente para se hidratar."

"Bolognesi acrescenta que, com essa onda de calor extrema, os brasileiros podem enfrentar um aumento nos gastos com medicamentos, já que as pessoas não se hidratam adequadamente e podem sofrer outros problemas de saúde devido a essa situação atípica."

"Os brasileiros certamente sentirão o impacto no bolso, e a conta de energia elétrica deve ser uma das principais responsáveis, devido ao aumento no consumo de ventiladores, ar-condicionado e outros aparelhos eletrônicos, usados para aliviar o calor", afirma Bolognesi. Ele prevê que esse impacto será resultado da necessidade de manter esses dispositivos ligados simultaneamente para mitigar a sensação de calor.

Marta destaca que esse período já está sendo chamado de "inferno climático", o que parece estar em linha com as projeções feitas por ela e seu colega da Anhanguera.

"A onda de calor não beneficiará nenhum setor, exceto talvez as indústrias de ventiladores e aparelhos de ar-condicionado, bem como os produtores de bebidas e sorvetes. O turismo também pode se beneficiar, principalmente em regiões costeiras e serranas, que têm temperaturas mais amenas", conclui a professora.

*Com informações do Portal R7.

Fonte: Folha Vitória
Comunicar erro
Regional ES

© 2024 Regional ES - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Regional ES