Mais de 180 pássaros foram apreendidos pela Polícia Militar Ambiental na última segunda-feira (4), no Espírito Santo. A primeira apreensão aconteceu durante a manhã, na localidade de Pedra Roxa, na zona rural do município de Ibitirama.
Durante patrulhamento motorizado, equipes flagraram, em duas residências, pássaros silvestres em cativeiro: um coleiro, um melro, cinco catataus e um curió, sendo as duas últimas espécies citadas na lista de extinção.
O material apreendido foi encaminhado até a Delegacia de Polícia Judiciária de Alegre, onde o responsável irá responder pelos atos ilícitos praticados, conforme o Art. 12 da Lei Federal 10.826/03, com pena de detenção de um a três anos e multa, além de responder por crime ambiental.
Durante a tarde, uma equipe do 1° Pelotão da 4° Companhia do Batalhão de Polícia Militar Ambiental, durante atendimento de denúncia anônima, apreendeu 179 pássaros silvestres no bairro Gilson Carone, no município de Cachoeiro de Itapemirim.
O responsável pela manutenção dos animais em cativeiro foi autuado por crime ambiental e todos os pássaros apreendidos serão encaminhados ao órgão ambiental competente, onde receberão os cuidados necessários para reintrodução ao habitat natural.