Geral Espirito Santo

ES começa a fazer agendamentos para emissão da nova Carteira de Identidade Nacional; saiba quem tem direito

Até o final de janeiro, o documento será feito apenas para pessoas previamente selecionadas, que solicitarem a primeira via e que não tiverem pendências nos cadastros da Receita Federal.

Por Regional ES

12/01/2024 às 08:10:45 - Atualizado há
Modelo da nova Carteira Nacional de Identidade (CIN) ?- Foto: Itep/Divulgação

Após dois adiamentos do prazo, a nova Carteira Nacional de Identidade (CIN) começou a ser emitida nesta quinta-feira (11) no Espírito Santo. Neste primeiro momento, apenas pessoas previamente selecionadas vão receber o documento. A intenção do governo estadual é ampliar a emissão da CIN a partir do dia 1° de fevereiro.

LEIA TAMBÉM: Reunião de Prestação de Contas destaca Compromisso da Prefeitura de Nova Venécia com a Saúde Pública na comunidade da Travessia

CRICARE

A perita oficial criminal da Superintendência de Polícia Técnico Científica do Espírito Santo, Juliana Sales, explicou que, neste primeiro momento, vão ter acesso ao novo documento aqueles que solicitarem a primeira via e que não tiverem pendências nos cadastros da Receita Federal.

"É como se fosse um teste. Nessas primeiras duas semanas, precisamos implementar esse início de forma controlada, estabilizar o sistema e resolver possíveis intercorrências, para que a gente tenha mais segurança", explicou.

LEIA TAMBÉM: Lei veda escolas de cobrar itens de uso coletivo

Pessoas que quiserem renovar o documento ou aqueles perderam o RG poderão agendar o atendimento normalmente, porém, a emissão será do modelo antigo. Só o público selecionado terá direito ao novo documento, por enquanto.

A nova identidade unifica o número do documento em todo o Brasil, por meio do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF). Até então, cada estado tinha a sua numeração, e era possível que uma mesma pessoa tivesse mais de um número de Registro Geral (RG), dependendo do local onde ele fosse emitido.

THOMAZINE

Com a CIN, independentemente de onde o cidadão emitir a carteira, o número vai ser o mesmo. O objetivo é simplificar, coibir fraudes e proporcionar mais segurança com as informações em uma mesma base de dados.

Segundo Juliana Sales, não há necessidade de correria na procura por esse novo documento, o prazo de validade para o RG atual é até fevereiro de 2032.

LEIA TAMBÉM: Procon vai apurar cobrança de pedágio na 3ª Ponte por aplicativos de transporte

A perita informou ainda que, a partir da semana que vem, serão divulgados os postos da Grande Vitória que vão iniciar a emissão da CIN para o público geral, a partir de fevereiro.

Inicialmente, no Espírito Santo, o documento será em papel, com novo layout. Mas, de acordo com Juliana, até o final de 2024 o estado deve ter a opção do novo RG ser em policarbonato. As taxas e o prazo para emissão do documento estão mantidos.

Fonte: G1
Comunicar erro
Regional ES

© 2024 Regional ES - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Regional ES