Administração Municipal em Jaguaré orientou reforço nas medidas de prevenção e combate à dengue; uso do carro fumacê atende critérios rigorosos do Ministério da Saúde
A Prefeitura de Jaguaré, por meio da Secretaria Municipal de Saúde realiza diversas ações para combater o mosquito aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya. A população tem papel fundamental no combate ao mosquito, pois, cabe a cada morador, evitar objetos que acumulem água parada e manter quintais e terrenos limpos.
LEIA TAMBÉM: Voadora, paulada e luta corporal: vídeo captura reação de moradores a assalto no Rio de Janeiro
A secretária municipal de Saúde, Itatiane Lana Carvalho, explica que a Vigilância Ambiental do município realiza a pulverização de inseticida por equipamento nebulizador acoplado a veículos, conhecido popularmente como "fumacê" em locais com focos do mosquito. "O uso do fumacê deve ser baseado nos critérios técnicos e rigorosos do Ministério da Saúde, pois, de acordo com o Ministério, o uso do fumacê só deve ser feito em locais com transmissão das doenças, ou seja, em que tenham pessoas com suspeitas de dengue, zika ou chikungunya", destacou.
LEIA TAMBÉM: Vídeo | "Não esperava uma nota tão alta", diz capixaba que tirou mil na redação do Enem
Cuidados com a dengue devem ser constantes
Sobre a prevenção nas residências, a secretária explica que cabe a cada morador manter o cuidado constante em suas casas. "É muito importante que as pessoas usem seus próprios inseticidas dentro das residências e, assim que apresentarem os primeiros sintomas, procurem a Unidade de Saúde para tratamento e consequente notificação em nosso sistema", ressaltou Itatiane, que esclareceu ainda que o fumacê não é indicado para controle de pernilongos dentro das residências.