Mundo Estados Unidos

'Apocalipse das cigarras': bilhões de insetos vão aparecer simultaneamente pela primeira vez em 200 anos nos EUA

Duas ninhadas, com ciclos de vida de 13 e 17 anos, vão sair do solo pela primeira vez desde o início do século XIX; próximo evento semelhante será em 2245

Por Regional ES

29/01/2024 às 10:42:19 - Atualizado há
Cigarras adultas nos Estados Unidos - Foto: Reprodução

Duas grandes ninhadas de cigarras (chamadas de XIX e XIII) vão emergir do solo simultaneamente nos Estados Unidos este ano pela primeira vez desde 1803. Estima-se que bilhões de insetos vão voar e cantar por cerca de seis semanas durante o período de reprodução, na primavera do Hemisfério Norte, antes de colocarem ovos e morrer. Nas redes sociais, o evento está sendo apelidado de "apocalipse das cigarras".

LEIA TAMBÉM: Inscrições para o Prouni começam nesta segunda-feira

Cigarras periódicas têm ciclos de vida incrivelmente longos, diferentemente das espécies não periódicas que amadurecem a cada verão. Após a eclosão, as cigarras periódicas imaturas, chamadas de ninfas, passam 13 ou 17 anos sob o solo antes de romperem o solo e se transformarem em cigarras adultas.

CRICARE

Quatro espécies de cigarras da ninhada XIX emergem no sul do país ao final de um ciclo de 13 anos, enquanto as três outras espécies da ninhada XIII começam sua breve vida adulta no norte após um ciclo de 17 anos. Matematicamente, é muito raro que essas duas ninhadas saiam do solo ao mesmo tempo. A próxima vez será apenas em 2245, pois o intervalo sempre corresponde a 221 anos.

Os insetos devem começar a abrir caminho na terra rumo ao ar livre em maio, quando o solo a 20 cm de profundidade atingir uma temperatura de 18°C. Ao todo, 17 estados americanos, incluindo Illinois, Missouri e Alabama, devem enfrentar um mês e meio de muito barulho e visitas indesejadas dentro de casa. No entanto, as cigarras não mordem e podem até servir de alimentação para animais de estimação e humanos, contanto que não tenham alergia a frutos do mar — já que esses insetos têm uma relação familiar com camarrões e lagostas.

LEIA TAMBÉM: Chuva deixa mais de 150 pessoas fora de casa no ES

THOMAZINE

LEIA TAMBÉM: Bancos lançam seguros contra fraudes no Pix.

Cigarras passam a maioria da sua vida sob a terra na forma de larvas e, posteriormente, ninfas. Elas se alimentam da seiva das raízes de árvores e crescem por muitos anos antes de chegar na fase adulta, quando saem do solo, trocam de pele e saem voando para encontrar um parceiro. Essa última etapa de sua vida dura apenas algumas semanas, durante as quais elas se reproduzem e, depois, morrem.

Fonte: O Globo
Comunicar erro
Regional ES

© 2024 Regional ES - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Regional ES