TRABALHADOR

Morre Tonico Gemada, fotógrafo que registrou Charles, Mandela e o Papa

Por Regional ES em 14/01/2025 às 12:49:56

Foto: arquivo pessoal

Morreu, na madrugada desta terça-feira (13), aos 78 anos, vítima de câncer, Antonio Carlos Gemada Sessa Netto, o Tonico Gemada, mais antigo fotógrafo do Espírito Santo.

Tonico Gemada estava internado no Hospital Unimed, tratando a doença. Ele é dono do maior acervo fotográfico do ES e era supervisor do Centro de Memórias e Bens Culturais da Assembleia Legislativa (Ales).

Foram mais de 60 anos fotografando, que renderam registros no Espírito Santo do então Príncipe Charles, o Papa João Paulo II e Nelson Mandela, ex-presidente da África do Sul.

BONOMO ENERGIA SOLAR

Gemada também documentou as manifestações que aconteceram na Praia de Camburi nas "Diretas Já", em 1984. Nas fotos aparecem Ulisses Guimarães (então deputado federal e que anos depois foi o presidente da Assembleia Nacional Constituinte), Gerson Camata (Governador do Espírito Santo – na época), Tancredo Neves (Governador de Minas Gerais – na época), Walmor Chagas (ator), Mirtez Bevilaqua (então deputada federal), Rose de Freitas (então deputada estadual) e Idivarcy Martins (assessor político). O sepultamento será no Cemitério de Santo Antônio, em Vitória, ainda sem data e horários informados.




Fonte: ES Hoje

Comunicar erro
CIDADE FM

Comentários

CIDADE FM