Morreu, na madrugada desta terça-feira (13), aos 78 anos, vítima de câncer, Antonio Carlos Gemada Sessa Netto, o Tonico Gemada, mais antigo fotógrafo do Espírito Santo.
Tonico Gemada estava internado no Hospital Unimed, tratando a doença. Ele é dono do maior acervo fotográfico do ES e era supervisor do Centro de Memórias e Bens Culturais da Assembleia Legislativa (Ales).
Foram mais de 60 anos fotografando, que renderam registros no Espírito Santo do então Príncipe Charles, o Papa João Paulo II e Nelson Mandela, ex-presidente da África do Sul.
Gemada também documentou as manifestações que aconteceram na Praia de Camburi nas "Diretas Já", em 1984. Nas fotos aparecem Ulisses Guimarães (então deputado federal e que anos depois foi o presidente da Assembleia Nacional Constituinte), Gerson Camata (Governador do Espírito Santo – na época), Tancredo Neves (Governador de Minas Gerais – na época), Walmor Chagas (ator), Mirtez Bevilaqua (então deputada federal), Rose de Freitas (então deputada estadual) e Idivarcy Martins (assessor político). O sepultamento será no Cemitério de Santo Antônio, em Vitória, ainda sem data e horários informados.
Fonte: ES Hoje