O Governo do estado Espírito Santo anunciou nesta segunda-feira, 30, em cerimônia realizada no Centro de Convenções em Vitória, um investimento de mais de 11 milhões para a educação do município de Nova Venécia.
Os recursos são provenientes do Fundo Estadual de Apoio à Ampliação e Melhoria das Condições de Oferta da Educação Infantil e do Ensino Fundamental (FUNPAES) e do Programa de Fomento à Implantação das Escolas Municipais de Ensino Fundamental de Tempo Integral (PROETI), além do transporte escolar.
Os valores repassados serão para a reforma e ampliação da Escola Cívico-Militar EMEFCM "Professor Genivaldo Antonio da Silva", e do espaço esportivo, bem como a reestruturação física da unidade escolar EMEFTI "Professora Arlene Geraldo" por meio dos editais 01/2022 (FUNPAES) e 01/2022 (PROETI). A previsão é de que essas unidades escolares passem a ofertar essas modalidades de ensino já em 2023.
"Um grande marco para a educação do nosso município. Estamos recebendo não só valores monetários, mas sim a garantia de uma vida melhor para nossas crianças e jovens. Uma oferta em tempo integral e uma escola cívico-militar são a certeza de que estamos no caminho correto. Fica aqui nosso agradecimento ao Governador do Estado por todo esse empenho", comemorou o prefeito de Nova Venécia.
Em Nova Venécia, a EMEFTI Bairro Altoé já é atendida pelo PROETI e beneficia 168 alunos, que passam mais de 9 horas diárias na unidade escolar. Está prevista, para o próximo ano, a abertura de mais 80 vagas para os anos iniciais.
Com o valor de mais de 1 milhão, o objetivo é colocar em pleno funcionamento mais uma escola em tempo integral, a EMEFTI Professora Arlene Geraldo, que vai oportunizar 280 vagas para anos finais do ensino fundamental, 6º ao 9º ano.
O recurso no valor de 10,7 milhões será destinado à reforma da extinta escola Pequeno Mundo, onde funcionará a Escola Civíco-Militar; a unidade escolar vai ofertar 550 vagas.
"As ações da secretaria, para o cumprimento da meta 6 da educação em tempo integral, vão se concretizando com a parceria do Governo do Estado na ampliação de matrículas com anos iniciais e anos finais a partir de 2023", frisou a secretária municipal de educação.
Estiveram presentes na solenidade a vice-governadora, secretários de estado, deputados federais e deputados estaduais. Representando o município veneciano estavam o prefeito municipal, a secretária e o subsecretário de educação, coordenadoras municipais PROETI e a do Ponto Focal do MEC e a diretora escolar da EMEFTI Professora Arlene Geraldo.
Os recursos serão repassados aos municípios após o recebimento da documentação necessária exigida pelos editais de 2022 do FUNPAES e do PROETI. Já o edital do transporte público será publicado no Diário Oficial do Estado nos próximos dias.