Encontro acontece na sede da Assistência Social, no Jardim Esperança, às 9h30. A Prefeitura de Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio, promoverá uma roda de conversa sobre autismo nesta segunda-feira (20) na sede da Assistência Social, no Jardim Esperança, a partir das 9h30; o Dia do Orgulho Autista, foi celebrado em 18 de junho. A ação é organizada pela Superintendência de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência, vinculada à Secretaria de Assistência Social, e terá como tema "Descobri que meu filho é autista. O que fazer?".
"O objetivo da data é mudar a visão negativa que a sociedade como um todo tem sobre o autista. A proposta é promover discussões que favoreçam a troca de sentido dessa condição de "doença" para diferença. São pessoas que possuem características próprias, que lhes trazem desafios e recompensas únicas. Essa é a essência da data", explicou Idalina Araújo, superintendente da Superintendência.
Segundo a representante, o autismo envolve atrasos, comprometimento do desenvolvimento, seja da linguagem ou do comportamento social, e os sintomas podem ser emocionais, cognitivos, motores e sensoriais. A roda de conversa vai contar com a participação de profissionais, como a assistente social Raquel dos Santos Ricardo Simas, especializada em mediação escolar pelo Método Teacher, e mãe de dois meninos com transtorno do espectro autista (TEA).
Participam ainda a psicopedagoga institucional, clínica e neuropsicóloga educacional, Andreia Maria dos Santos, pós-graduada em autismo e em formação no método Análise Comportamental Aplicada, ABA na sigla em inglês. Completam a roda de debates o psicólogo Edyflar Novaes de Olveira, formado em Gestalt-Terapia pelo Instituto de Gestalt-Terapia da Região dos Lagos. A atividade será mediada pela superintendente Idalina Araújo
Onde encontrar a Superintendência:
Endereços: Rua Florisbela Rosa da Penha, 292, no Braga, ou Rua Dimas Teixeira, 191, no Jardim Esperança.
Telefone: (22) 3199.9932 - ramal 214
Whatsapp: (22) 9 9988.4214
E-mail:
[email protected]