Grupo Al Shabab invadiu hotel na capital Mogadíscio
Subiu para 13 o número de mortos em um ataque do grupo terrorista islâmico Al Shabab no Hotel Hayat de Mogadíscio, capital da Somália. "Estamos reunindo informações sobre mais cinco vítimas confirmadas, elevando para 13 o total de civis mortos pelos terroristas", disse o comandante de segurança Mohamed Abdikadir à agência AFP.
O atentado ocorreu na última sexta-feira (19), quando integrantes do Al Shabab, grupo filiado à Al Qaeda, invadiram o hotel com armas e bombas. Foram registradas pelo menos duas explosões e uma série de tiroteios no prédio, que é bastante frequentado por oficiais do governo.
Uma dúzia de civis foi resgatada pelas forças de segurança, mas o comando terrorista continua ativo. Esse é o maior ataque em Mogadíscio desde a posse de Hassan Sheikh Mohamud como presidente, em maio passado. O Al Shabab controla parte do território do país, sobretudo áreas rurais, e comete recorrentes atentados para forçar a saída de tropas da União Africana e de drones dos Estados Unidos.
No mais grave deles, em 14 de outubro de 2017, mais de 500 pessoas morreram na explosão de dois caminhões-bomba em frente a um hotel no centro de Mogadíscio. .