O americano Gregory Acevedo, de 48 anos, morreu após tentar escapar do presídio flutuante de Nova York, Vernon C. Bain Center. O caso foi classificado pelo Departamento de Correções como uma "tentativa de fuga".
Preso por roubo, Acevedo morreu às 23h da terça-feira, 11 horas após ser retirado da água. A causa da morte ainda não determinada.
Segundo as autoridades americanas, ele rastejou sob arame farpado e pulou em direção à água, de uma altura equivalente a cinco andares, por volta das 11h30. Acevedo foi retirado da água cerca de 10 minutos depois e levado para um hospital.
O caso é considerado uma tentativa de fuga pelo Departamento de Correções. Duas investigações independentes serão feitas, uma pelo procurador-geral do estado de Nova York e outra pelo Departamento de Investigação da cidade.
A embarcação, que serve de penitenciária para presos de média e alta periculosidade, fica nas águas do East River. Apelidada de 'O Barco', o presídio flutuante foi inaugurado em 1992 e fica ancorado ao lado do principal complexo penitenciário de Nova York, Rikers Island.