Membros do Conselho do projeto Arranjos Produtivos de Jaguaré participaram em Vitória do primeiro encontro para realização dos seminários municipais; em parceria com a Prefeitura de Jaguaré, projeto vai conferir benefícios aos agricultores familiares com recursos subsidiados pelo Governo do Estado
O secretário de Agricultura da Prefeitura de Jaguaré, José Batista Oliveira, participou nesta terça-feira, 12, em Vitória, do 1º Encontro do Conselho de Governança dos Arranjos Produtivos". Organizado pela Casa dos Municípios, órgão da Assembleia Legislativa do Espírito Santo – Ales, de apoio às prefeituras e câmaras do Estado. O encontro foi realizado na sede do Legislativo estadual.
O evento contou com a presença do deputado e presidente da Assembleia, Marcelo Santos, dos deputados estaduais Lucas Scaramussa, João Coser e Coronel Welington, além do ex-deputado Padre Honório. O projeto é promovido e incentivado pelo presidente da Casa, Marcelo Santos, que retomou o projeto e possibilitou a conversa em torno dos recursos com o Governo do Estado.
Além do secretário, Jaguaré foi representado ainda por mais quatro participantes entre servidores e produtores rurais de base familiar. O objetivo do encontro foi realizar uma simulação do que vai ser, na prática, o seminário do Conselho do projeto "Arranjos Produtivos – Semeando Desenvolvimento com Sustentabilidade", no município. O projeto busca oferecer aos agricultores familiares, condições de desenvolverem suas produções a partir de recursos do Governo do Estado.
"Os representantes dos conselhos se reuniram para essa simulação com o objetivo de entender como essa dinâmica vai funcionar. Isso é importante para pensarmos como vai ser a nossa programação em Jaguaré e poder acelerar esse processo que vai beneficiar muitos agricultores familiares", ressaltou o secretário municipal de Agricultura, José Batista Oliveira. O seminário, em sua fase municipal, está previsto para ser realizado em Jaguaré, no dia 29/09, no auditório da Prefeitura.
Acolhimento ao agricultor familiar
O encontro dessa terça-feira foi dividido em duas etapas. Pela manhã, o técnico agrícola e agroecólogo, com especialização em Adubação Orgânica, Douglas Hibner de Oliveira, palestrou para os mais de 150 participantes sobre pimenta do reino, graviola, café e uva. À tarde foi realizada dinâmica em oficinas com os presentes como um treinamento para as atividades no município. Os momentos de palestras e oficinas também serão realizados no município.
"Todo esse trabalho tem o objetivo de caminharmos para um grande acolhimento das pessoas que trabalham na agricultura em família. E tudo tem seu tempo certo. Com o apoio fundamental do deputado Marcelo Santos, vamos sedimentando esse projeto que é uma forma de valorizar e incentivar o importante trabalho dos agricultores familiares", concluiu o ex-deputado Padre Honório, que veio da cidade mineira de Teófilo Otoni – onde, hoje é pároco, para participar do encontro.
Ainda estão no cronograma a realização de dias de campo, cursos, visitas técnicas e assistência técnica individual, que será realizada uma vez a cada mês para a análise de solo e aquisição das mudas. Em seminário realizado em jaguaré, os produtores locais já escolheram as quatro culturas: citrus; banana; mandioca e cacau. Está prevista para breve a contratação de técnico agrícola ou engenheiro agrônomo que fará atendimento aos produtores familiares em suas propriedades.
Foto: reprodução