Polícia Viana ES

Advogada, ex-diretor e servidor são presos suspeitos de vender 'cargos' em presídio de Viana

Dois servidores públicos e uma advogada foram presos preventivamente suspeitos de corrupção na Penitenciária de Segurança Máxima 1, em Viana

Por Regional ES

09/02/2024 às 11:15:25 - Atualizado há
Foto: Divulgação/Sejus

Três pessoas suspeitas de vender postos de trabalho e outros benefícios dentro de projeto social na Penitenciária de Segurança Máxima 1, em Viana, foram presos em uma operação do Ministério Público do Espírito Santo (MPES). Entre os detidos estão uma advogada, um ex-diretor adjunto da penitenciária e um servidor.

LEIA TAMBÉM: Motorista que derrubou passarela na BR-101 perde 12 pontos na carteira numa única noite

A Operação Philia foi deflagrada nesta sexta-feira (09). Além das prisões, também foi expedido mandado de prisão contra um interno da unidade.

CRICARE

As apurações tiveram início após um detento declarar que pagou, por meio de familiares, a quantia de R$ 8 mil para ter acesso à vaga de trabalho na cozinha.

LEIA TAMBÉM: Defesa entrega passaporte de Bolsonaro em Brasília

O esquema de corrupção envolvia "venda de camisas" (postos de trabalho) e outros benefícios no âmbito do Projeto Amigurumi (crochê), concentrado em duas galerias da unidade.

Ex-diretor implementou esquema criminoso

THOMAZINE

O plano envolvia a solicitação e recebimento de vantagens indevidas para favorecer internos da PSMA-I, além de liberações anormais de ligações e visitas assistidas e íntimas a diversos presos de duas galerias.

LEIA TAMBÉM: Jaguaré reforça combate ao mosquito da dengue

O esquema fraudulento também foi confirmado por mais de 30 internos, em uma sindicância instaurada pela Secretaria de Estado da Justiça (SEJUS) para apurar os fatos.

A operação é realizada pelo Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio do Grupo Especial de Trabalho em Execução Penal (GETEP), com o apoio do Núcleo de Inteligência da Assessoria Militar do MPES e da Polícia Penal do Espírito Santo.

Como a corrupção funcionava dentro do presídio

Eram impostos valores diferenciados, de acordo com a capacidade econômica dos presos e conforme integrassem ou não a mesma facção do denunciado, que poderia reter para si parcela do valor eventualmente cobrado a maior.

LEIA TAMBÉM: Crianças de 10 a 11 anos serão as primeiras a vacinar contra dengue

A venda de benefícios também ocorria em meio a ameaças ou retaliações ou, ainda, imposição de sanções disciplinares infundadas. Uma advogada e esposa de um dos presos também ajudava a coletar os valores pagos pelos internos.

A equipe de reportagem procurou a Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) para saber mais detalhes sobre o ex-diretor envolvido no esquema criminoso, mas ainda não obteve retorno.

LEIA TAMBÉM: Advogada casada com preso ajudava a coletar dinheiro de esquema em presídio

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Espírito Santo (OAB-ES) também foi procurada, mas ainda não se manifestou sobre a prisão da advogada. Além disso, a reportagem busca a defesa dos envolvidos. O espaço está aberto para manifestação.

Fonte: Folha Vitória
Comunicar erro
Regional ES

© 2024 Regional ES - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Regional ES