Saúde Novo medicamento

TDAH: novo remédio pode ter distribuição gratuita

Diferente de outros medicamentos para transtorno de déficit de atenção, a atomoxetina é considerada não estimulante, tendo ação mais específica

Por Regional ES

27/02/2024 às 07:29:02 - Atualizado há
Assumção assina proposta para distribuição do medicamento na rede pública de saúde / Foto: Ellen Campanharo

A atomoxetina, novo medicamento usado para tratamento do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), poderá ser distribuída gratuitamente na rede de saúde pública do Espírito Santo. É o que propõe o Projeto de Lei (PL) 56/2024, em tramitação na Assembleia Legislativa (Ales).

LEIA TAMBÉM: Mãe passa o dia dentro da sala de aula com o filho por falta de cuidadores em escolas no ES

CRICARE

A iniciativa do deputado Capitão Assumção (PL) obriga o Poder Executivo a disponibilizar o remédio nas unidades de saúde do estado. Segundo a proposta, a atomoxetina é um medicamento não estimulante usado no tratamento do TDAH em crianças maiores de 6 anos, adolescentes e adultos como parte de um programa de tratamento integrado, que também inclui intervenções psicológicas, educacionais e sociais.

LEIA TAMBÉM: VÍDEO | Carreta tomba em cima de carros e interdita BR-262 em Marechal Floriano


"É um inibidor seletivo da recaptação de norepinefrina, que ajuda a melhorar a concentração, a atenção e o controle dos impulsos nos pacientes com TDAH. Ao contrário de medicamentos estimulantes, a atomoxetina possui menos riscos de abuso e dependência química", explica Assumção na justificativa de seu projeto.

THOMAZINE

Ainda de acordo com a matéria, o medicamento oferece novas perspectivas no tratamento do transtorno. Segundo o parlamentar, a atomoxetina está apta a ser utilizada na rede pública, uma vez que alcançou os requisitos exigidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e foi aprovada pelo órgão em julho de 2023.

LEIA TAMBÉM: Vinte e cinco passageiros ficam feridos, cinco em estado grave, após ônibus capotar na BR-101, em Itaguaí; vídeo

Tramitação

A matéria foi lida na sessão ordinária do dia 19 de fevereiro e encaminhada para as comissões de Justiça, de Saúde e de Finanças. Caso seja aprovada e vire lei, a medida deverá entrar em vigor 90 dias após publicação oficial.

Confira a tramitação do PL 56/2024

Fonte: Assembleia Legislativa do Espírito Santo
Comunicar erro
Regional ES

© 2024 Regional ES - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Regional ES