Política Vila Velha ES

Neucimar na pista, Favatto de vice e a disputa pela chapa de Arnaldinho: as articulações em Vila Velha

Por Regional ES

09/04/2024 às 20:25:00 - Atualizado há
Neucimar Fraga na Câmara Federal / crédito: Câmara dos Deputados

Calmaria nunca foi atributo do mar de Vila Velha. E nem da política. Quem pensou que a pré-campanha canela-verde seria um marasmo só, como dava pinta no início do ano, se surpreendeu com as articulações que agitaram as ondas políticas nos últimos dias.

LEIA TAMBÉM: PF vai investigar se há crime em declarações de Elon Musk sobre Moraes

Após o ex-prefeito e surfista Max Filho assumir o comando do PSDB de Vila Velha e colocar seu aliado Maurício Gorza para presidir a legenda e lançar pré-candidatura a prefeito no município – embora todo o mercado político aposte que o candidato mesmo será Max –, foi a vez do ex-prefeito, e também praieiro, Neucimar Fraga (PP) entrar no mar, ou melhor, no jogo.

Na próxima quinta-feira (11), Neucimar faz o lançamento da sua pré-candidatura a prefeito de Vila Velha e apresenta também a chapa de vereadores do partido – que conta, além da presença do deputado estadual Hércules Silveira, com quatro vereadores –, na expectativa de eleger de três a cinco cadeiras.

Neucimar preside o PP em Vila Velha e contou à coluna que a decisão de lançar pré-candidatura foi tomada na terça-feira passada (02) e, entre outras coisas, com o objetivo de unir o partido.

LEIA TAMBÉM: Eleitor tem menos de um mês para regularizar título e votar em outubro

"O partido estava dividido entre os que apoiavam a vinda do prefeito Arnaldinho para o PP e entre os que queriam apoiar o Ramalho para prefeito. Então, para unificar o partido e nossa chapa de vereadores, que vem forte, a candidatura seria a melhor forma. Não era meu projeto inicial, mas eu aceitei o desafio", disse Neucimar à coluna.

Neucimar foi prefeito entre 2009 e 2012, perdendo a reeleição para Rodney Miranda. De lá para cá, ele vem tentando voltar à prefeitura, mas em 2016 Max Filho (PSDB) foi eleito e em 2020, Arnaldinho Borgo (Podemos) assumiu o comando do município.

Arnaldinho ainda não anunciou publicamente que será candidato à reeleição. Mas as movimentações do prefeito nos bastidores estão a todo vapor e não deixam dúvidas. Ele mesmo estaria à frente da articulação para a construção de uma frente ampla com mais de uma dezena de partidos para a disputa. O último a se juntar, na semana passada, foi o Agir36, com o apoio do vereador Flávio Pires.

Uma outra movimentação do prefeito seria sua tentativa de ingressar no PP que, nos bastidores, teria sido supostamente barrada pelo próprio governador.

LEIA TAMBÉM: Prefeitura de Jaguaré inaugura Quadra Poliesportiva em São João Bosco

Há quem diga que Casagrande não estaria disposto a fortalecer o PP, que está a cada dia mais distante do Palácio Anchieta e tem planos governamentais para 2026. Essa tese não foi confirmada por fontes oficiais, como também não foi confirmado, mas ganha corpo, que a decisão do PP de lançar candidatura própria em Vila Velha teria vindo após essa suposta "interferência" do Palácio Anchieta.

Fato é que Neucimar está na pista e disse que não irá recuar: "Minha candidatura é irreversível e eu vou trabalhar muito, com bastante empenho e dedicação, para ir ao 2º turno", disse o ex-prefeito.


Sim, se as pré-candidaturas já lançadas vingarem, a possibilidade é grande de ter segundo turno em Vila Velha. O cálculo simples é que, quanto mais candidaturas, mais desgaste para quem está no poder – que acaba virando telhado para as pedradas de todos os candidatos – e mais chance de forçar um segundo turno pela dificuldade de qualquer um dos concorrentes conseguir 50% dos votos + 1.

Embora Neucimar esteja confiante e pesando a seu favor que Vila Velha, nas últimas eleições, não tem dado reeleição aos seus prefeitos – segundo ele, a cidade não elege um prefeito pelo que ele fez, mas pelo que ainda falta fazer e aí os novatos se favorecem –, a coluna questionou a quem ele apoiaria caso não passasse para o segundo momento da eleição. E ele respondeu:

LEIA TAMBÉM: Prefeitura realiza mais uma edição do "Rua de Lazer" em Jaguaré

"Quem conviver melhor comigo durante a disputa. Hoje eu converso bem com Arnaldinho, com Ramalho e com o Gorza", disse. Mas fez uma ressalva: "Vou apoiar um candidato de direita. Se Arnaldinho estiver coligado com o PSB dificilmente estaremos com ele. Nacionalmente, o PP também tem mais relação política com o PL e nós temos uma boa relação com o senador Magno Malta".


Na eleição passada (2022), Neucimar rompeu com o governador Renato Casagrande (PSB) e fez as pazes com o senador Magno Malta, presidente estadual do PL, o apoiando na candidatura ao Senado.

Disputa pela vice de Arnaldinho

Bruno Lorenzutti, Ricardo Ferraço e Arnaldinho Borgo

A coluna já noticiou que o PSB almeja (ou almejava) indicar o nome de vice na chapa à reeleição do prefeito Arnaldinho Borgo. Pensando nisso, o partido emplacou o nome de Carlos Aurélio Linhalis, o Cael, na gestão, como secretário de Planejamento, selando assim a aliança do PSB com o prefeito.

Acontece que, numa operação que teria pegado de surpresa o partido do governador, o presidente da Câmara de Vila Velha, Bruno Lorenzutti, se filiou ao MDB e com a intenção também de ser vice de Arnaldinho.

LEIA TAMBÉM: Ifes abre mais de mil vagas em cursos técnicos gratuitos; veja como se inscrever

Nos bastidores, haveria uma resistência, por parte de Arnaldinho, de ter um vice do PSB, por conta do seu eleitorado mais à direita. Tanto que – também nos bastidores – teria ocorrido uma tentativa de filiação de Cael ao PP, o que também não teria dado certo.

Questão agora é saber se o PSB vai aceitar estar numa coligação sem ocupar lugar de destaque.

Favatto vai para o PL e pode ser vice de Ramalho

Favatto e Carlos Salvador

O ex-deputado estadual Rafael Favatto, que presidia o partido Patriota no Estado, se filiou ao PL na semana passada. Favatto disse à coluna que vai ajudar Coronel Ramalho nesta eleição e não descartou a possibilidade de ser vice do ex-secretário de Segurança Pública.

"Só não serei (candidato a) vereador. Vou ajudar o Ramalho, mas também não preciso ser candidato", disse ele ao enviar foto à coluna exibindo sua ficha de filiação ao lado do pastor Carlos Salvador, da Executiva estadual do PL.

LEIA TAMBÉM: Equipe do Grupo Molejo publica nota de repúdio a boatos: 'Anderson Leonardo está vivo'

Em alguns municípios – talvez na maioria onde terá candidatura própria –, o PL deve fechar chapa puro-sangue, ou seja, candidato e vice do PL. Quem também está de olho na vaga de vice de Ramalho é o líder religioso Fabiano Oliveira (PL), que ficou um ano preso por ordem do STF.

PT decide candidatura própria neste mês

Edson Wilson e Babá

E as articulações políticas em Vila Velha não param por aí. O PT vai definir, ainda nesse mês, quem será o candidato do partido para a disputa pela Prefeitura. Dois nomes estão em jogo: João Batista, o Babá, e Edson Wilson.

Nos bastidores, uma parte dos petistas de Vila Velha seria favorável a apoiar o prefeito Arnaldinho, mas a possibilidade teria sido enterrada na última plenária do partido, que ocorreu no mês passado, fortalecendo a tendência de candidatura própria.

Até o momento, seria a única candidatura representando a esquerda do município.

Fonte: Folha Vitória
Comunicar erro
Regional ES

© 2024 Regional ES - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Regional ES