Saúde Ele vicia tanto quanto drogas

Remédio mais perigoso do mundo sem tarja preta

Oxicodona é utilizado como analgésico e vicia tanto quanto drogas ilegais

Por Regional ES

17/05/2022 às 06:45:20 - Atualizado há
Oxicodona: tarja vermelha no País. | Foto: Reprodução/Divulgação.

Ele vicia tanto quanto drogas ilegais e já mata mais do que armas de fogo nos Estados Unidos. Mesmo assim, está em todas as farmácias do Brasil e é vendido normalmente. É a oxicodona, considerada, por muitos, como o "remédio mais perigoso do mundo".

CRICARE

A oxicodona é produzida por vários laboratórios e vendida com nomes diversos. Os mais comuns são OxyContin e OxyFast. Trata-se de um analgésico semissintético parcialmente derivado de uma espécie de papoula.

O efeito dela é para anular a dor física, mas também traz uma mistura de relaxamento e euforia. Nos EUA, já são mais de 2 milhões de pessoas dependentes desse medicamento. É o dobro da estimativa de usuários de crack no Brasil.

Apesar de ser controverso, no Brasil a oxicodona é liberada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Ao contrário de medicamentos psicoativos, como Rivotril, o OxyContin não é tarja preta. Ele é vendido com tarja vermelha, a mesma de remédios como antibióticos e para hipertensão.

De acordo com a Anvisa, isso não compromete a saúde, já que o OxyContin só é vendido mediante apresentação de receita de controle especial em duas vias, uma das quais fica retida na farmácia.

Fonte: Tribuna Online
Comunicar erro
Regional ES

© 2024 Regional ES - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Regional ES