A imagem de um bebê usando uma máscara descartável tamanho adulto cobrindo praticamente todo seu rosto apenas com pequenos orifícios para os olhos , em um voo da Air New Zealand, viralizou e tem gerado polêmica. Entenda os riscos
A imagem de um "bebê mascarado" nos braços de um dos pais, a bordo de um voo da Air New Zealand, se tornou viral depois de ser compartilhada no último fim de semana. E o que tem chamado mais atenção era a maneira como a máscara estava sendo usada: cobrindo mais da metade do rosto da criança, apenas com dois pequenos orifícios para os olhos.
O fotógrafo que capturou a imagem no voo de Auckland para Wellington, em 1º de julho, disse que foi uma "interação super doce" e nada sinistra. "O bebê estava alegre, pulando e rindo. Isso tornou a espera para sair do avião um pouco mais divertida", disse ele, segundo o Daily Mail. "Acho que foi uma mistura de fazer algo engraçado e tentar o seu melhor para proteger seu filho com o equipamento disponível", completou.
Segundo o site The Spinoff, a foto parece ter aparecido pela primeira vez no fórum do Reddit. De lá, foi postada no Instagram, depois no Twitter e passou a ser notícia dos principais sites do mundo. Apesar de não haver mais informações sobre a idade da criança, nos comentários, muitas pessoas se divertiram com a imagem, mas outras expressaram preocupação.
Afinal, a orientação dos pediatras, inclusive da Organização Mundial da Saúde (OMS), é para que bebês e crianças de até 2 anos não usem máscara facial sob o risco de asfixia.
Na Nova Zelândia, como na Austrália, todos os passageiros com mais de 12 anos devem usar máscaras em voos domésticos. Para crianças mais novas, recomenda-se que os pais escolham uma que se encaixe bem e seja confortável de usar.