Cidades São Mateus ES

Condições climáticas adversas persistem e prefeitura de São Mateus intensifica monitoramento de barragens

Por Regional ES

24/12/2022 às 07:46:22 - Atualizado há
Foto: Reprodução

Segundo a meteorologia, ainda não há previsão de melhora nas condições climáticas pelos próximos dias, e a Prefeitura de São Mateus, através da Secretaria Municipal de Agricultura, em ação conjunta com a Agência Estadual de Recursos Hídricos (AGERH), intensificou o monitoramento das barragens, principalmente aquelas construídas em cursos d"água que atravessam a zona urbana.

Quer receber nossas notícias pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias!

THOMAZINE

Na última quinta-feira (22) foi realizado um sobrevoo às principais represas, inclusive no vizinho município de Jaguaré, com apoio em terra do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf) e da Polícia Militar Ambiental para verificação dos níveis de risco, um dia após a emissão de um ofício conjunto Agerh/Idaf, com recomendações de segurança específicas.

Clique aqui e siga o RegionalEs no instagram

Entre as condutas, estão a redução do nível dos reservatórios em um metro a partir do nível máximo previsto no monge, a desobstrução de todas as estruturas de saída de água, principalmente os vertedouros e a limpeza da área na base do talude de jusante, evitando o empoçamento da água.

CRICARE

MONITORAMENTO CONTÍNUO

De acordo com a engenheira agrônoma da Secretaria Municipal de Agricultura, Paloma Pancieri, os órgãos recomendam ainda que, em momentos de chuvas fortes, haja monitoramento contínuo da estrutura, realizando vistorias visuais diárias em busca de indícios de instabilidade do barramento e, caso as barragens apresentem perigo iminente, deve ser feita a comunicação imediata à Defesa Civil e às residências próximas.


As recomendações valem para todas as barragens, particulares ou construídas pela Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) por meio do Programa de Barragem do Governo do Estado, e o objetivo é evitar danos materiais, ambientais e humanos.

O ofício ressalta ainda que é responsabilidade do empreendedor a segurança da barragem, os danos decorrentes de seu rompimento, vazamento ou mal funcionamento e, independentemente da existência de culpa, a reparação desses danos.

Fonte: Prefeitura de São Mateus
Comunicar erro
Regional ES

© 2024 Regional ES - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Regional ES